12 de jan. de 2017

Game: Hachi Hachi (iOS / Android)


Games musicais têm tido seu espaço considerável no ramo dos games para smartphones e tablets. Aliás, esses games são inspirados nas versões originais para arcades, principalmente nos fliperamas japoneses, onde a febre de games musicais é grande. Se você pesquisar no YouTube sobre o tema, vai ver que muitos japoneses e outros orientais são mestres na destreza desses tipos de games que você pode considerar o meme do tipo "Tinha que ser asiáticos". E este "Hachi Hachi" veio para incrementar mais um na vasta biblioteca de games musicais; que aliás, já fiz uma breve resenha de outro game que é Love Live School Idol Festival, porém com um layout totalmente diferente deste último.


Hachi Hachi possui uma dinâmica bem peculiar, pois os círculos que o jogador deve tocar, de acordo com o ritmo da música,  ficam no centro de tela, que vão se dispersando por dentro de uma grande circunferência, e é nesse ponto dos pequenos círculos quando tocam na grande circunferência é que o jogador deve tocá-los. Aliás, não há somente os círculos; também tem sequência de toque contínuo e também de toque deslizante no meio das músicas, onde o game fica ainda mais incrementado. No começo, jogador fica muito confuso, mas com treino, vai pegando as manhas do jogo.


Suas músicas são o ponto forte do game. Com uma biblioteca de músicas estilo animês e J-Pop, misturado com intrumentais e dances/technos, Hachi Hachi empolga consideravelmente. Os efeitos na tela podem ser um pouco bagunçados e coloridos, mas também é questão de acostumar com o game. Hachi Hachi também pode ser jogado de forma online, com disputas entre outros jogadores, talvez também por isso, o game é pesado para baixar no início, que aliás, vamos agora focar nos aspectos negativos.


O game é pesado para baixar, então, se não tiver uma boa conexão de wi-fi, vai sofrer bastante até terminar de baixar. Eu testei primeiramente com um wi-fi de hotel e, "Dio Mio"; levou mais de uma hora para terminar de baixar o game. Fora o segundo download para baixar as atualizações... Ah, volte e meia, há essas atualizações, então, tenha paciência antes de iniciar o jogo novamente.

O jogo é grátis, mas como todo jogo gratuito, tem as famigeradas propagandas dentro do jogo. Talvez isso não seja tão aspecto negativo, mas em Love Live School Idol Festival não temos nenhuma propaganda e é gratuito...



Em Hachi Hachi, o jogador tem que usar quase todos os seus dedos se quiser terminar bem nas dificuldades maiores. então, jogar num celular não é um bom negócio, pois a maioria joga segurando o celular e usa poucos dedos por causa disso. O ideal então é jogar Hachi Hachi com um tablet apoiado numa mesa, aí consegue-se usar quase todos os dedos. Claro, daria para jogar assim também com o celular, mas o tamanho reduzido da tela de um smartphone (comparando com tablet) dificulta bastante a jogatina.


Mas acho que, pelo menos, para mim, faltou um toque mais "kawaii" e/ou um toque com personagens femininos carismáticos, o que não me empolga muito a jogar hachi hachi (apesar do avatar de uma kawaii).  Pelo menos, as músicas compensam isso. Por isso, hachi hachi vale uma testada para quem curte jogos musicais com ritmos. Eu curti, mas ainda prefiro o game das meninas de Love Live.



2 comentários:

  1. Eu não me empolguei muito com esse gemu a princípio. As musicas deviam ser o foco, mas justamente elas não fizeram um gancho para mim.
    Se tivesse o bom toque kawaii seria um belo incentivo para mim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das músicas são empolgantes, mas é uma pena que não achei elas em versão full (se é que tem). A falta de um toque, por exemplo, poder ganhar "cards de aidorus" , me deixou decepcionado em querer continuar a jogar o jogo. Lembra mais um tipo "Guitar Heroes" touchscreen.

      Excluir