20 de mar. de 2017

Game Nostalgia: Teenage Mutant Ninja Turtles (MAME)


Quem não conhece Tartarugas Ninjas? Assim como alguns super heróis da época dos gibis que ganharam vida em desenhos animados e filmes hollywoodianos, Tartarugas Ninjas também saíram dos HQs na época e até hoje fazem referência em novos desenhos animados, filmes e produtos. E por que não também em games antigos e em games mais modernos em consoles como PS3 e em celulares? Este do post fala do game precursor das tartarugas ninjas: Teenage Mutant Ninja Turtles, produzido pela Konami em 1989 nos fliperamas.

Este game é referência no desenho animado dos anos 80 e 90, com as quatro tartarugas como protagonistas no estilo "beat en' up", que estava entrando no auge depois do sucesso de Double Dragon. E também foi um dos pioneiros a conseguir com que quatro jogadores jogassem ao mesmo tempo, cada um com uma tartaruga diferente. Eu mesmo jogava muito esse fliperama nos arcades do shopping e era bastante disputado para jogá-lo. Como um bom "beat en up", a jogabilidade era boa, com controles simples: um botão para atacar e outro para pular e apertando os dois botões ao mesmo tempo, fazia-se um golpe especial que detonava os inimigos de uma vez (tirando os chefes e inimigos mais fortes), mas sem perder life; mas não tinha um "dash" para incrementar mais golpes, o que na época, ainda não era comum. Só depois de anos que colocaram a corridinha nos games de luta.


Os gráficos eram muito bons para a época e mesmo com muitos inimigos na tela, não era muito comum dar "flickering" (cintilação na tela), mas muitas vezes, dava lentidão na jogatina. O som era ótimo, com vozes e músicas orquestradas com tema das Tartarugas Ninjas, o que era super reconhecidas desde aquela época.


Jogar sozinho era desafiador, mas era relativamente mais fácil, pois se jogar com os quatros jogadores, a tela enchia de inimigos e como cada tartaruga era muito similar um com outro (mudando apenas as cores das faixas e as armas), era muito fácil confundir seu player com os dos outros. Além de que o game era até dificil fechar apenas com uma ficha, mas se souber das manhas de cada fase e chefe, com treino até conseguiria fechar. Mas, no emulador, como fica tudo mais fácil, abusar dos continues é comum. Com isso, o jogo fica bem rápido de zerar com uns 20 minutos de jogatina. No fliperama oficial que jogava, cada ficha dava direito a duas vidas, mas dependendo das máquinas, dava três ou só uma vida. Eu lembro que na época, consegui ir até a última fase usando só uma ficha com duas vidas.


Enfim, talvez este game foi um grande "catalizador" do estilo luta de rua e ajudou bastante com sua popularização ao redor do mundo. Clássico que merece ser relembrado para os fãs de beat en ' up.


5 comentários:

  1. Ultima fase com 1 ficha não é pra qualquer um. Sugee

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    1. Naquela época, eu era viciado nesse geemu. Agora, joguei com meu bro e meu sobrinho juntos e detonamos nas fichas, tehe.

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  2. Eu gostava de ver jogarem, mas devo ter gastado ficha só uma vez. Pobre sacume...

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    1. Eu tbm gostava de ver os outros jogarem, mesmo os noobs haha

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  3. Re-joguei esse clássico agora na coletânea "Cowabunga Collection". Confesso que o botão "retroceder" perde bastante a graça, mas nada mais agradável relembrar o grande clássico das tartarugas dos fliperama.

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