23 de ago. de 2017

Game: The King of Fighters' 98 Ultimate Match Online (iOS / Android)


Pronto, achei um outro game "viciante" a exemplo de Love Live School Idol Festival e Clash of Clans (este nem tanto mais). The King of Fighters' 98 Ultimate Match Online, ou simplesmente pelas siglas KoF98UMOL, simplesmente reúne praticamente a melhor série "King of Fighters", que é a versão 98 (na verdade, a melhor ainda é a 97, mas ...) e seus personagens num game de estratégia em que o objetivo é sempre melhorar os atributos de todos os personagens da série num esquema de progressão de níveis (levels), como em vários RPGs a fim de ser o "Rei dos Lutadores". OBS: o motivo principal do "vício" se deu em conta de que o game é da franquia KoF numa mecânica interessante, ao contrário do que foi feito em Crash Fever, que postei há alguns dias, que já praticamente abandonei-o.

Num ambiente com gráficos desenhados estilo a mão e traços miniaturizados dos personagens, estilo "nendoroid", o jogador iniciante quando abre o game pela primeira vez, é levado à estória final da versão de 97, onde Kyo Kusanagi, Iori Yagami e Chizuru Kagura tentam derrotar o poderoso Orochi, mas não sem antes ter o sacrifício de Iori em se jogar contra Orochi para impedi-lo de atacar e assim, Kyo derrotá-lo com seu golpe especial. Um ano se passou e Kyo dessa vez pretende procurar os melhores lutadores do mundo para desafios constantes numa luta de até seis contra seis lutadores. Porém, Kyo percebe que Orochi continua vivo em algum lugar e assim prossegue suas jornadas de desafios para enfim derrotá-lo de vez. No início, um grande tutorial de game para smartphones e tablets é mostrado ao jogador as instruições de como jogar e localização de novos menus assim que o jogador vai aumentando seu level. E opções de jogos dentro do KoF98 UMOL são imensas, tanto que o jogador iniciante se perde facilmente e só com o passar do tempo em jogo é que o mesmo vai aprendendo os esquemas e as manhas. De início, o jogador recebe os lutadores Kyo (o principal protagonista), Yuri Sakazaki (que foge do dojo da família para acompanhar Kyo) e Athena Asamiya (que vai dar suporte inicial para curar os outros lutadores), mas mais tarde, vai receber o Benimaru Nikaido e o Goro Daimon (que com o Kyo fazem o Time Japan da saga). Os outros lutadores, o jogador vai ganhando conforme vai recebendo de prêmios, as cartas-fragmentos dos mesmos até completar e assim ganhar um lutador novo. Até a data desta publicação, tinha ganho o Kim Kaphwan, o Joe Higashi, a Leona, o Takuma Sakazaki, o Shingo Yabuki e o Choi Bounge. Você pode adquirir a Mai Shiranui logo de cara se comprar 45 diamantes, que custa 1 dólar e subir de ranking VIP para V1... como sou fã da Mai, não resisti, tehe. Mas valeu a pena, pois a Mai possui o especial "Super Deadly Ninja Bees" que tira energia de todos os oponentes da tela.


Para variar, como qualquer outro jogo para smartphones, KoF98UMOL exige conexão com internet para acessar sua conta nos diversos servidores da empresa criadora do game, que não é a SNK e sim, uma tal "Finger Fun". A SNK apenas autorizou o uso da marca KoF para a criação do game. O game é gratuito com compras dentro do app, isto é, "InApp purchase", como tinha dado o exemplo de comprar diamantes para adquirir novos lutadores de forma instantânea ou melhorar rapidamente os atributos, mas apesar desses fatores, o game não tira seu charme, pois para quem é fã de KoF, a exploração de uso da imagem dos lutadores foi boa dando um bom potencial para plataformas móveis. É claro que neste game, não se executa manualmente os golpes especiais; cada lutador possui barras de life e barras de especial e assim, se esta barra especial estiver cheia, o jogador pode deslizar com o dedo no avatar do lutador e assim executar o golpe especial automaticamente. Para golpes comuns, basta apertar no momento certo quando o aviso de apertar botão estiver sincronizado com o momento do golpe, mas se errar de sincronia, o golpe tirará menos energia do oponente. Além da barra de HP e Special, há também um marcador de SP para gastar nas quantidades de rodadas para lutar. Se o SP zerar, terá que esperar vários minutos para encher um pouco e cada SP preenchido custa uns 5 minutos, a não ser que você gaste diamantes ou poções de SP para continuar mesmo com SP vazios, porém, o game te presenteia direto com uma porção de SP gratuitamente e até seus friends (seja de facebook ou do próprio game) podem de dar uns 2 SPs por dia. Assim, o jogo te incentiva a ter bastante "friends" para te ajudar. PS: É necessário ter uma conta no Facebook para jogar.


Apesar da mecânica do jogo ser relativamente simples, os menus aos montes, com diversas outras opções de torneios, podem confundir o jogador, mas nada que possa atrapalhar pois o jogador vai se familiarizando. É importante acessar todos esses menus para coletar itens que são importantes para aquisição de novos personagens e melhoria nos atributos dos lutadores. E como qualquer outro game de estratégia e RPG do gênero, os níveis iniciais são rápidos para upar, mas chegando lá pelo nível 30 em diante para cada lutador, a evolução começa a ficar mais demorada, além de que para cada capítulo adiante, os inimigos vão ficando mais fortes e é impossível avançar em alguns sem melhorar consideravelmente os atributos. Por isso, paciência é a chave para se jogar esse tipo de game, a não ser que você seja um daqueles "endinheirados" sem ter onde gastar e queira então gastar uma grana dentro do jogo... aí a evolução é instantânea, mas perde totalmente a graça do jogo. em termos técnicos, há algumas falhas de conexão mesmo com internet ativada e aí você precisa limpar a memória do seu dispositivo e carregar o game tudo de novo e escolher o servidor correto em que você criou sua conta, pois do contrário, corre o risco de jogar do zero.


Ainda há disputas online em que você pode enfrentar outros oponentes "humanos", mas aí também vale o nível de seus lutadores. Se seu oponente tiver com seus lutadores mais bem upados que você, é "you lose" na certa, mas mesmo perdendo, ganha itens, então, você ainda vai perder muitas lutas até conseguir avançar de forma considerável. Em suma, KoF98UMOL é para quem curte os personagens de KoF e não espera que seja mais um game de luta e sim, um game de estratégia. Se este for o seu caso, experimente que provavelmente vai gostá-lo.






10 comentários:

  1. Que bom que achou mais um jogo do seu gosto. Eu vou fugir desse porque já tenho aquele tomando muito do meu tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda esses geemus que fazem a gente ficar presos...

      Excluir
  2. Ademais... not kawaii enough.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kawaii um pouquinho ficou, mas não esperava muito por ser tema de KoF que é mais briguento.

      Excluir
  3. Well, após quase quatro meses jogando direto esse jogo, anuncio meu encerramento de jogatina, devido a problemas de recuperar minha conta no Facebook jogando no ipad com o iOS 11. Tentei de tudo para recuperar e até entrei em contato com a produtora do jogo, mas esta não me deu resposta. Melhor assim . Menos um jogo viciante para jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maji ka yo...
      A produtora ainda deve responder.

      Excluir
  4. Aee. A produtora e um rapaz do grupo kof98umol Brasil me deram as instruções necessárias para conseguir me logar, sendo assim, estou de volta nesse game viciante, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Réplica: agora to com outro problema de login com suposto erro 102... eta jogo bugado esse!!! >.<

      Excluir
  5. Eu tô quase desistindo por causa dos hacks eles são cara de pal e fazem a gente de palhaço a gente que joga honestamente nunca vamos muito longe pq não tem como disputar mal sai o ranking do Boss os caras já tem pelo menos 8.000 pontos isso e broxante se tivesse como levar minha conta pra um servidor mais justo seria bom .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja tudo hack, mas a maioria tem é dinheiro para comprar dimas. Jogo Pay to Win é isso mesmo. O problema real são os bugs constantes do jogo que fazem desmotivar a continuar com o jogo.

      Excluir