16 de ago. de 2017

Game Nostalgia: Mystical Fighter (Mega Drive)


Ou também conhecido como "Kabuki Fighters", este é um game "beat en'up", no estilo briga de rua, onde o jogador controla um personagem folclórico japonês chamado Kabuki, muito popular nas danças folclóricas e teatros japoneses, no qual usa um longo cabelo colorido, normalmente vermelho, e com muita maquiagem no rosto de pintura característica. Todo ambiente é caracterizado pela temática folclórica japonesa, com "youkais", samurais, sumôs e até "onis" e "tengus", além de cenário típico medieval do Japão.

O jogador 1 controla um kabuki de cabelo branco, enquanto o jogador 2 usa um de cabelo vermelho e a graça maior, com certeza, está em jogar com um amigo, pois pode-se combinar golpes em dupla, como pegar seu amigo e jogá-lo em cima dos inimigos, mas você pode bater no seu companheiro e vice-versa, o que pode fazer os dois jogadores ficarem "bravos" um com outro, mas na geral, ficam mesmo é tirando sarro mesmo, descontando de propósito na brincadeira muitas vezes (Streets of Rage também é assim). Os controles do game não são muito precisos na hora de dar golpes que exigem dar dois toques pra frente e isso pode ser prejudicial na performance do jogador, fora que seus lutadores andam relativamente devagar, mas conseguindo apertar dois toques pra frente, o kabuki rola no chão, fazendo ele percorrer mais rápido. Aliás, quando o kabuki pula, ele dá cambalhotas-bolinha, na mesma animação de rolamento no chão. Acho que isso foi para economizar nos sprites das animações. Ele faz mais bolinhas do que Blanka, de Street Fighter 2, hahaha. Mas fora isso, controles são simples e respondem satisfatoriamente, com um botão para atacar, outro para pular e um terceiro para acionar a magia que detona tudo que estiver na tela. Apertando o botão de ataque "dentro" do inimigo, você o agarra e depois o arremessa, mas há também a opção de você agarrá-lo e em seguida, girá-lo para depois arremessar violentamente para um dos lados, bastando apertar o ataque duas vezes rapidamente dentro do inimigo (para girá-lo) e apertar novamente para arremessá-lo, entretanto, girá-lo faz perder barra de life, por isso, deve arremessá-lo o mais rápido possível para não ficar perdendo energia enquanto gira. Esse ataque equivale ao golpe especial da giratória de Cody e Guy em Final Fight.


A dificuldade é alta, pois a jogabilidade em geral não é tão boa assim, além de que os inimigos te dão golpes facilmente e tiram bastante energia de você. Ah, e nem tente jogar no modo "normal", pois você não verá o verdadeiro final. Já se acostume mesmo no "hard", então o jogo fica mais cabuloso ainda. E para piorar, não tem continues infinitos. Acabaram os continues, game over. Tive que jogar com "save state" para zerá-lo sozinho, mas talvez se tivesse jogando com um parceiro, aí seria mais fácil. Os gráficos não impressionam muito, apesar da temática folclórica japonesa. Dá para perceber que os produtores usaram os mesmos sprites de personagens caídos, em pé e sendo carregados por exemplo, dando impressão de "bonecos duros" (vide foto abaixo). Parece que economizaram nos sprites dos personagens para criar o game. O som também não é grande coisa e não há vozes digitalizadas, no máximo talvez apenas o barulho de pássaros inimigos voando em cima de você, se bem que não lembra muito isso não. Já as músicas são boas, com tema bem característico para cada fase e principalmente nos chefes.


Produzido pela Taito em meados de 1991, Mystical Fighter é uma alternativa de beat en' up que lembra mais Final Fight do que Streets of Rage, apesar de ter elementos dos dois games. Mas não chega nem perto da qualidade dos dois. Talvez pela curiosidade da cultura japonesa antiga, vale uma espiada, mas para ser um ótimo beat en' up, fica devendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário