15 de out. de 2017

Série Documentária: Ultimate Airport Dubai (Aeroporto Dubai)


Após acompanhar os episódios da série "Alerta Aeropuerto", no qual os agentes de segurança e policiais da Colômbia e Peru atuam em seus aeroportos em busca de traficantes e imigração irregular, surge uma série bastante interessante mostrando agora o trabalho de quase 90 mil trabalhadores atuando no maior aeroporto do mundo atual, o aeroporto de Dubai. Eu tive o prazer de conhecer esse enorme aeroporto nas viagens que fiz indo e voltando ao Japão, fazendo escala em Dubai, pela companhia aérea Emirates. Parece uma mini-cidade dentro da cidade de Dubai, com tamanho equivalente a 90 campos de futebol.

Ao assistir aos episódios documentários sobre a vida dos trabalhadores do aeroporto, notamos uma tremenda carga de estresse em cima deles, pois para manter o título de maior aeroporto do mundo, com cerca de 70 milhões de passageiros transitando pelos terminais, precisa estar funcionando 24 horas por dia sem toque de recolher, como fazem muitos outros aeroportos do mundo; além de ter que suportar uma temperatura de 35 a 45 graus na região. Na série, o expectador acompanha os trabalhos de supervisores de terminais, engenheiros de aviação, mecânicos, treinamento de comissários de bordo e claro, agentes alfandegários. A capacidade do aeroporto sempre fica no máximo de uso, por isso, possuem sempre planos de expansão do aeroporto e aquisições de novos aviões para a Emirates. Para isso, os sheiks contratam pessoas do mundo inteiro para encarregarem de fazer as expansões necessárias dentro do prazo estipulado, não havendo descanso nas obras e atividades.


No espaço alfandegário, os policiais árabes atuam para averiguar passageiros suspeitos que possam estar transportando objetos ilegais, mas como Dubai está sob regime islâmico, as regras são bem rígidas, não permitindo objetos que ofendam a lei islâmica, como pornografia, objetos de jogos de azar e claro, drogas em qualquer peso. Este último, mesmo que o passageiro esteja transportando uns gramas de qualquer substância que possa ser ilícita para eles, a pena pode chegar no mínimo a 4 anos de prisão e caso a apreensão seja de uma quantidade absurda, a pena seria a morte... bem diferente dos países latino-americanos onde a pena por tráfico de drogas é mais branda.


Nos saguões de embarques, o trabalho dos funcionários é também corrido do mesmo jeito, pois a maioria dos voos que chegam a Dubai são para conexão para outros voos; por isso a sincronização e o timing certo são necessários para que todos passageiros possam reembarcar aos seus voos de destino, mesmo que muitos voos estejam atrasados. O problema é que o atraso dos passageiros não se dá conta apenas pelos voos antecessores e sim pela demora dos mesmos não se apresentarem aos portões de embarque por vários motivos e um deles está deles ficarem fazendo compras aos montes nos muitos Duty Free Shop que existem no enorme aeroporto. Muitos passageiros aproveitam a variedade de produtos e preços relativamente acessíveis para que percam tempo nessas lojas, causando estresse aos funcionários de embarques. Caso o passageiro não se apresente a tempo antes dos portões serem fechados, os funcionários terão que retirar as malas do avião desse passageiro ausente, pois a Emirates não permite que a mala viaje sozinha por motivos de segurança. Com isso, os voos podem sofrer atrasos na decolagem.


Enfim, não dá pra descrever todo o trabalho desses funcionários aqui no post, pois ficaria extenso demais. Caso tenha se interessado no cotidiano do aeroporto de Dubai, vale a pena acompanhar. Tem vários disponíveis no YouTube e para quem tem TV por assinatura, a série passa atualmente no canal da National Geographic. A única ressalva fica na qualidade da dublagem brasileira especialmente na segunda temporada, que ficou estranha aos dubladores quererem dar "sotaques" a algumas pessoas; ficou muito forçado e irritante. Talvez seja melhor assistir a versão original em inglês mesmo.







Um comentário: