27 de mai. de 2009

Game Nostalgia (I): Street Fighter 2


Aproveitando o gancho do post TETRIS do Kodi, resolvi escrever um pequeno post sobre alguns melhores jogos de luta, em que marcaram muito o mundo dos games.

Com certeza, a explosão da febre dos jogos de luta nos videogames foi com o lançamento de Street Fighter 2, pela empresa Capcom. Quem era fã de videogame nos anos 80 e 90, com certeza conhecia esse game de luta, mesmo não sendo fã de jogos da categoria. Fui fã da saga sim ^^.

Nem preciso descrever o game (todo mundo já está careca de saber), mas com certeza, a maneira e a originalidade do gênero fez com que muitos outros games aparecessem de forma muito semelhante e até de forma plagiada (os famosos Hadouken e Dragon Punch dos lutadores Ryu e Ken foram copiados exaustivamente).

O sucesso foi tanto que a marca "Street Fighter" foi parar em brinquedos, garage kits, desenhos animados/animês e filme (bisonho estrelado por Van Dame). Até hoje ainda se vê (não com tanta frequência) cosplays vestidos dos personagens, principalmente da eterna musa Chun-li.

Hoje em dia, a Capcom ainda continua tentando manter a "lenda" com a franquia, lançando uma versão 3D (que novidade agora, rsrs) dos mesmos personagens do game original com movimentos já manjados e super-mega-hyper golpes que detonam a barra de "life" dos lutadores. Infelizmente, os tempos já são outros e, na minha opinião, games desse gênero já estão mais que saturados a ponto de muita gente já criar uma rejeição dessa modalidade do game.

Mas, como grande game daquela época, a franquia SF vai estar sempre na história, imortalizada.

Abaixo, links dos vídeos de uma sátira de como seria a vida dos Street Fighters após vários anos...

Street Fighter: The Later Years
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6 - Parte 7 - Parte 8 - Parte 9

8 comentários:

  1. Uns tempos atrás, experimentei jogar a versão antiga de SFII e me surpreendi como era fácil. Depois de tanto combo, super combo, air combo, cooperative, cancel, etc, as versões antigas ficaram baba.

    ResponderExcluir
  2. Os vídeos são legais, apesar de algumas piadas infames.

    ResponderExcluir
  3. Putz, e a musiquinha do final, hein? Tã, tãnananã, nããã... tã, tã, tãna, nããã... xDDD~
    Que falta faz o teclado de vez em quando.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui muito fã de games de luta mas SFII foi um dos que eu conhecia a história de todos os personagens e vi o final de todos eles...
    Hm... tinha outro que eu joguei bastante tb que era Double Dragon, mas não era de torneio e tal. Nossa, se for pra citar uma lista de games clássicos isso não tem fim...

    ResponderExcluir
  5. Foi o último filme da carreira do Raul Julia! :P

    Adoro SFII. Mas eu era viciada mesmo é no Mortal Kombat.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Jogar agora a versão original daquela época parece ser bem simples mesmo. Ainda fico lembrando do tema final do jogo, em que tocava direto no meu ex-teclado... nostalgia geral...

    Double Dragon era daora. Eu ficava horas no fliperama detonando os caras com aquela cotovelada injusta.

    Mortal Kombat chegou a ser comparada como a grande rival de SFII pela sua originalidade dos FATALITIES. Não cheguei a ser viciado nele, mas gostava bastante de jogar com o Sub Zero, com seu HADOUKEN de gelo. XD

    ResponderExcluir
  7. http://hikarigaafureru.blogspot.com/

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Até hoje jogo esse game. Atualizando: fechei no emulador "Capcom Arcade Collection vol.1" com o Ryu.

    ResponderExcluir