16 de jan. de 2011

J-Dorama (VIII): Nobuta wo Produce

Este dorama conta a estória de três estudantes “koukou” (ensino médio) do segundo ano, onde Shuuji (Kazuya Kamenashi) é o mais popular da classe e quer sempre agradar a todos, sendo simpático e alegre. Seu amigo Akira (Tomohisa Yamashita), com seu jeito estranho, tenta ser o melhor amigo de Shuuji e eles conhecem Nobuko (Maki Horikita), uma estudante quieta e séria, sempre cabisbaixa, na qual, teve certos traumas na infância e tem dificuldade de se relacionar com os outros. A partir daí, Shuuji e Akira tiveram a ideia de tentar fazer de Nobuko a mais popular da escola, elaborando diversos planos. Daí o título do dorama, a tradução seria algo como “Produzindo Nobuta”. E “Nobuta” é o nickname de Nobuko em que ela adorou um “bótom” que Shuuji fez a ela com um rosto de porquinho (“butá” em japonês).

Atenção: A partir daqui pode ter conteúdo meio “spoiler”!

Nobuta wo Produce enfoca uma parte da rotina dos estudantes japoneses, onde o “bullying” ou “ijime” infelizmente ainda faz parte da sociedade japonesa e Nobuta estava sendo a vítima de maus tratos de uma colega de classe. A superação e o perdão, em muitos casos, são realmente difíceis para qualquer um e cabe a cada um de nós, tentarmos resgatar nossa auto-estima e superar as dificuldades. O dorama também mostra o lado “gentil com todos” de Shuuji, mas mostra que em muitas situações, é difícil dizer “não” para as pessoas, pois tem medo de magoá-las. O dorama, a princípio, tinha mostrado o lado “kakkoii” (bonzão) de Shuuji, o lado “bobinho” de Akira e o lado “ingênuo” de Nobuta, fazendo os telespectadores acharem que Shuuji iria ajudar os outros dois... Mas no desenrolar do dorama, mostra exatamente o oposto. Shuuji até era bem popular com todos, mas quem eram os verdadeiros amigos de Shuuji?

A estória é interessante. Claro, aparecem cenas meio improváveis de cotidiano, como sonhos coletivos e vultos na grama, mas como qualquer ficção, deixa uma pitadinha de animação nas histórias. Entretanto, para mim, o final do dorama ficou no ar, com uma sensação vaga... de que poderia haver um desfecho melhor, ou seja, um epílogo mais completo. Parece que faltou alguma coisa para fechar o dorama com chave de ouro; mas mesmo assim não chega a comprometer a estória e principalmente, o contexto moral da série.

Os dois atores que fazem sucesso atualmente, Kazuya Kamenashi e Tomohisa Yamashita, além de serem atores, também são cantores. Kazuya faz parte da banda KAT-TUN e Tomohisa foi faz integrante da banda NEWS e agora também faz carreira solo. O tema do dorama chama-se “Seishun Amigo” com performance dos dois. Destaque também, para Maki Horikita (claro!) e Erika Toda, que fez o papel da amiga de Shuuji (Mariko).

Nobuta wo Produce possui 10 episódios no total.

7 comentários:

  1. Ahá! Taí um dorama que eu tenho baixado mas ainda não vi... Por que tem esse "(VIII)"? Será que é o mesmo que eu baixei? Bem, mas só pode ser...
    Não li os spoilers não, que é capaz de eu assistir...
    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Esse (VIII) significa o oitavo dorama que avaliei no blog. :) Inté mais

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa curiosa é que a prática do Ijime vem sendo periodicamente assimilada por brasileiros que há muitos anos permanecem no Japão. Já presenciei essa situação dentre os meus alunos, como também, por parte de funcionários brasileiros dentro das empresas. Lamentável! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ocho!

    Adorei seu post sobre “Nobuta wo Produce”. Apesar de não gostar tanto de dramas escolares, essa produção conseguiu me cativar. O trio central passou por inúmeras situações difíceis, colocando em cheque a própria amizade. Engraçado que também tive o mesmo sentimento que você no último capítulo do dorama. Foi triste ver a cena “deles” correndo no mar, e senti essa sensação vaga (sem spoiler rs). Também adorei os bordões (“Bye Bye Bicycle” - Shuuji, "Kon Kon" – Akira e "Nobuta Power Chunyuu" – Nobuta). Acho engraçado quando você trata o Yamapi com o termo “bonzão” rs. Ah, e ele continua firme e forte no grupo NEWS e fazendo trabalhos como cantor solo também. Aliás, quase todos os cantores do NEWS fazem trabalhos paralelos. O Nishikido Ryo, por exemplo, canta no NEWS e no grupo Kanjani∞. O Tegoshi Yuya e Masuda Takahisa formam a dupla “Tegomassu” e por aí vai.

    ResponderExcluir
  5. @Milton: o ijime, assim como no Japão, há também aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo. É preciso mudança de comportamento por parte dos professores, dos pais e principalmente da sociedade! Só assim para combater de verdade essa prática lamentável.

    ResponderExcluir
  6. @Cacá: Que bom que você gostou do post. Obrigado pelas explicações mais detalhadas sobre os atores. Não sabia que o Tomohisa Yamapi ainda estava no NEWS. Aliás, acho que quase todos os atores e atrizes no Japão fazem dupla jornada (atua e canta) :)

    Ah, o "bonzão" dessa vez é o Kazuya e não o Yamapi, rsrsrs.

    Aquela cena dos dois caindo no mar foi muito g** pro meu gosto, coisa que realmente deve ter decepcionado muitas garotas telespectadoras, poxa, esperava que pelo menos um deles ficasse com a Nobuta...

    ResponderExcluir
  7. Opa! Esse assisti com a Chise faz um bom tempo. Achei bonzinho.

    ResponderExcluir