27 de set. de 2013

A Empolgação de Clash of Clans


Quem conhece o game Clash of Clans, sabe muito bem do que vou descrever abaixo. Quem não o conhece, link aqui.

Clahs of Clans poderia ser mais um game estilo "famville" ou "cityville" para iOS se não fosse um esquema interessante: o jogador se junta a outros jogadores em um clã de 50 jogadores e interagem entre si com chat, doações de tropas, etc... Também há o esquema de batalhas multiplayer, onde o atacante deve roubar o máximo de ouro e elixir da vila a ser atacada, e o defensor proteger ao máximo possível seus recursos e seu centro de vila. O atacante ganha a batalha se conseguir destruir pelo menos 50% da vila do oponente ou destruir o centro da vila. Mas a maioria se interessa mesmo em roubar ao máximo os recursos, sem se importar em vencer ou não. Por que disso? Porque ao conseguir ouro e elixir o suficiente para sua vila, o jogador pode atualizar suas defesas, melhorar seus muros e tropas e aumentar a capacidade de seu exército. Basta "tacar" um construtor numa construção e esperar horas ou dias para terminar... hahaha

Agora, a jogada dos desenvolvedores do game é justamente isso. O game é gratuito, mas o jogador pode comprar "gemas" para acelerar o processo de atualização. Por exemplo, o jogador acaba de começar a atualizar um canhão e este canhão vai levar 4 dias para terminar de atualizar. Os jogadores menos pacientes vão querer usar logo as gemas para terminar de uma vez. E assim vai indo para outras construções... Mas o game é tão viciante que os criadores do game estão faturando em torno de 1 milhão de dólares por dia só com as compras das gemas (pedras verdes) dos jogadores.

Confesso que acabei comprando algumas gemas para experimentar, mas não vou ser maluco a ponto de comprar toda hora, afinal, o preço a ser pago é em dólares e cobra-se IOF também. Por isso, uma compra de 1.200 gemas, saindo a 10 dólares, calculando a cotação atual do dólar, mais o IOF, sairá em torno de 25 reais... e o jogador nem sente que gastou isso na hora, mas na fatura do cartão vai sentir depois hehehe.

Há também a questão do chat do clã. O jogador mais ativo pode acabar fazendo amizades virtuais com os integrantes do clã, criando contas novas fora do jogo (tipo no Whats App) para conversar e organizar melhor o clã. E também acaba batendo papo descontraído, etc... Mas nem tudo é flores nesse esquema. Sempre haverá um "chato" no clã que pode se exceder e acabar ofendendo a galera, o que pode deixar a harmonia do grupo em xeque. Aí cabe o líder ou o ancião do clã mais ativo a tomar providências, como expulsar o chato e tentar acalmar os ânimos da galera. Isso pode ser meio estressante, nesse ponto de vista, aí o jogador deve ter calma e pensar que o game é apenas para diversão e não outra coisa.


O chat também serve para pedir tropas, mostrar replays das batalhas dos outros integrantes do clã e discutir as melhores estratégias de batalhas em cada level das vilas, seja em layout das vilas, seja em esquemas de ataques.

Mas o maior incentivo para o jogador de Clash of Clans é, sem dúvida, melhorar cada vez mais sua vila, "upando" muros, defesas, centro da vila, acampamentos, etc... daí vem o principal fato da empolgação dos jogadores (para não dizer, vício, hahahaha). Mais ou menos no esquema desses jogos "in App Purchases" como Asphalt 8, "Cityville" e outros.

Para mim, Clash of Clans é, até agora, o melhor game para iOS, desbancando facilmente Angry Birds, Plants vs Zombies e até o aclamado Infinity Blade (que por sinal, acabou de sair a versão 3). CoC é o game que mais fico jogando no iOS.


PS: Descobri que os usuários de Android podem experimentar uma alternativa do Clash of Clans, chamado "Clash of Lords" (plágio já começa no nome, hahaha). Nem preciso dizer que é uma cópia do original da Apple, Clash of Clans. Eu experimentei no meu Galaxy e achei muito fraco, se comparar com o Clash of Clans. Tá tudo lá também, chat do clã, "jewels" (gemas), updates que levam horas e dias, etc...

PS2: Há também outro jogo chamado "Greed for Glory" para Android, também do mesmo esquema, mas com cenários que podem ser girados. Este eu achei mais fraco ainda, pois dá muito "lag" e os gráficos são horríveis, além das animações das tropas serem grotescas... Os desenvolvedores de games querem embarcar na onda do sucesso de Clash of Clans para faturar também, mas acredito que não vão ganhar nem 20% do que Clash of Clans ganha, hahahaha.


7 comentários:

  1. Até que você não está enjoando desse game. Faz um tempão que vc tá nele. Daqui a pouco vai ser que nem eu e meu Bro no Resident Evil 4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que RE4, vcs já debulharam trocentas vezes. CoC não tem fim, kkkk

      Excluir
    2. Pois é. Quando você começar a enjoar desse game me fala. Vamos ver quanto tempo ele rendeu de diversão.

      Excluir
  2. Tanto nome de jogo que desconheço. No vídeo parece que o cara tá falando grego, haha.

    ResponderExcluir
  3. CoC é o melhor, não tem como enjoar!
    E para aqueles que dizem que é ruim, compra um iOS lisão! kk
    Gostei do seu site, flw!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas o melhor de todos! Amei a página, mas ficaria ainda melhor se postas se dicas para ataque, defesa e tal no CoC :) abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua redação! CoC é o melhor sem dúvidas! Só falta algumas dicas para melhorar ataque e defesa! Seria perfeito! :)

    ResponderExcluir