4 de mai. de 2014

Animê: Chihayafuru


A estória conta a protagonista Chihaya Ayase, uma estudante do ensino médio que conheceu um jogo chamado "karuta", um tipo de jogo de cartas que testa suas habilidades de reflexo e percepção, que consiste em várias poesias japonesas escritas nas cartas e o jogador tem que pegá-las de acordo com a narração da poesia do juiz. Chihaya adquire amor ao Karuta, graças ao amigo Arata Wataya, quem a ensinou quando eram crianças, mas que se separaram porque Arata se mudou para Fukui; e ao amigo Taichi Mashima, companheiro inseparável de Chihaya nos campeonatos.


Ao longo da trama, Chihaya vai adquirindo habilidades e percepções que ela jamais achava que teria. Ela e Taichi fundam um clube de Karuta no colégio deles e aí aparecem novos personagens, como o "Nikuman" Yusei Nishida, "Kana-chan" Kanade Oe e "Tsukue Tomu" Tsutomu Konamo.

Baseado no mangá shoujo de mesmo nome, Chihayafuru tem como contexto mostrar as dificuldades de Chihaya e sua turma nos jogos de Karuta, mesclando derrotas, superação e conquistas, sempre aliado ao aperfeiçoamento e persistência em ser mestre na arte do Karuta (mas que vale no jogo da vida).


Semelhante a essência de mangás que mostram esporte como ferramenta de aprimoramento da pessoa (como Hikaru no Go, Prince of Tennis e Capeta), Chihayafuru pode ser monótono para quem não entende da regra de Karuta, mas diverte mostrando o dia a dia das competições dos personagens com a vida escolar.

Até agora, Chihayafuru fechou com duas temporadas de 25 capítulos, mas que está ainda em andamento da terceira temporada. Recomendo para quem gosta do gênero e se interesse a aprender as regras de Karuta, do contrário, pode passar batido esse mangá.




* classificação das estrelas:
- 5 estrelas - ótimo
- 4 estrelas - bom
- 3 estrelas - regular
- 2 estrelas - fraco
- 1 estrela - ruim


4 comentários:

  1. Parece ser legal...Ocho vc fica garimpando os animes no seu tempo livre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dá essa biblioteca de animês é o Kodi. ^ ^

      Excluir
  2. Poxa, eu tinha comentado e agora vi que não foi...
    Esse animê é mais voltado para as meninas, né. Tem romance, mostra o que as pessoas estão pensando e a parte que mais apreciei: um humor requintado. Eu considero um roteiro inteligente, com falas boas e ótima direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shoujo pra meninas mesmo, neste caso, haha.

      Excluir