30 de mai. de 2015

Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Bom, eu tenho uma opinião um tanto duvidosa, portanto, sinta-se à vontade para discordar ou concordar. Assisti o filme ganhador do último Oscar, "Birdman" ou "A Inesperada Virtude da Ignorância" (este último soa melhor). Antes de ver o filme, li o resumo do mesmo e vários comentários e tive curiosidade em ver por que esse filme foi bem elogiado e ganhou o Oscar...
Bem resumidamente, a trama se passa num retrato cínico, mas realista, e diferentemente do título do filme "Birdman", o filme não tem nada de filmes "blockbusters" de super-heróis como Homem Aranha, Vingadores ou Super Homem da vida. Retrata a trajetória de um ex-ator hollywoodiando chamado Riggan, interpretado por Michael Keaton, que após atuar os fictícios filmes do super-herói dentro do filme, se situa em uma vida de decadência atuando como diretor e ator numa peça de teatro situado na Broadway, mas com orçamento bem reduzido. Aliás, Michael Keaton, depois do filme "Batman" não teve mais filmes com grande atuação e caiu quase no esquecimento... A vida imita a arte ou vice-versa?

 Riggan, depois de recusar de filmar a terceira sequência de Birdman, se viu sua carreira diminuir cada vez mais e se viu num momento sem fama nem sucesso, fazendo apenas peças de teatro a públicos selecionados. A partir daí a estória se passa praticamente dentro de um teatro da Broadway, com a câmera da filmagem vagando como se fosse um personagem dentro do teatro, sem takes abruptos entre uma cena e outra (coisa rara num filme), dando impressão de continuidade, mesmo entre uma cena e outra se passando em tempos diferentes.


Aliás, o filme ganhou também o prêmio de Fotografia, o que creio que deve ter merecido. Alguns takes estavam convincentes com o drama vivenciado pelos protagonistas. Entretanto, não creio que o filme mereça tanto elogios assim. Apesar de ser fora do padrão "blockbuster" de Hollywood (que aliás, é uma crítica indireta da mesma) envolvendo um "super-herói" no drama, achei o filme mediano, com uma sensação vaga, isto é, algo vazio que poderia estar melhor preenchido durante a estória. 

Birdman é um filme que retrata a realidade, onde a fama é algo que se conquista em certas oportunidades, mas que pode ser perdida cada vez mais dando espaço a outras celebridades do momento, com raras exceções. Não é um filme ruim, mas não achei espetacular, como disse vários outros "críticos " na mídia.

2 comentários:

  1. Nossa, pela descrição eu quero fugir desse filme. Drama pesado comigo não tem vez.

    ResponderExcluir