21 de jan. de 2019

Game: Spellcaster (Master System)


Um jogo dos anos 80 que mistura ação e estratégia com elementos de RPG, Spellcaster conta as aventuras do monge chamado Kane que deve aprimorar suas habilidades de conjurar magias e poderes místicos para salvar o Japão Feudal de criaturas folclóricas (youkais). Na versão japonesa, o jogo possui algumas pequenas diferenças na estória e também na vestimenta do monge, que parece mesmo mais com um monge oriental.

Os controles do jogo, aparentemente são simples, mas como um jogo de estratégia, ele possui bastante comandos principalmente quando você acessa o menu do jogo quando aperta o botão "pause" do Master System. Além dos comandos de pular e atirar magias, Kane possui habilidades de invocar "magos" como o do fogo e do vento para situações quando o jogador está em modo de tela de estratégia, que é quando mostra as falas dos personagens durante o momento de ação do personagem, além de poder obter itens que melhoram seu HP e MP. Como o jogo é relativamente longo, na época dos anos 80 era comum jogos darem "passwords" para que o jogador anotasse e depois pudesse continuar donde ele parou. E em Spellcasters, o jogador não "morre", quando seu HP zera. ele é levado para o seu templo e lá ele se recupera totalmente podendo voltar à fase donde morreu, apesar de ter que jogar do começo da fase. Na parte da ação, os controles são bons, mas exigem uma certa habilidade do jogador em fases mais adiantadas, pois como possui plataformas, um deslize e você cai nos diversos precipícios e daí terá que recomeçar a fase de novo. Na parte da exploração, o jogador pode "empacar" se não souber o que deve ser feito, das ações que envolvem como "falar", "pegar", "ir", "invocar", etc... eu fiquei empacado em várias situações, mesmo sabendo ler em inglês os textos da trama. Falando em gráficos, o jogo possui bons cenários e ambientação decente; e na parte sonora é normal no padrão 8 bits do Master System, com músicas que combinam com o ambiente do jogo. Em geral, o jogo lembra bastante o Kenseiden, também do Master System.


O jogo, na verdade é portado baseado no animê dos anos 80 que não foi muito conhecido pelo pessoal do ocidente, e sua trama é um tanto meio adulta, com cenas leves de nudez e violência. Dá para achar esse animê na Internet, para quem quiser saber, o nome é "Kujaku Ou". Eu não tive a oportunidade de jogar esse jogo na época, apesar de já ter conhecido, então fui jogar mesmo só recentemente, o que talvez tenha me prejudicado para tentar entender certas coisas. tive que apelar para tutorial para aprender as manhas desse jogo.


Em suma, esse jogo é talvez um dos melhores jogos do Master System, segundo a opinião da galera, mas para mim, não me mostrou muito interesse. Se quiser um jogo diferente para a plataforma de 8 bits da Sega, talvez valha a pena experimentar Spellcaster na versão em inglês, a não ser que você domine o japonês.



2 comentários:

  1. Parece bom, tipo um super shinobi
    Eu jogaria. Esta fazendo falta uns gemus retros pra eu passar o tempo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se acostumar com a jogabilidade, creio que vale a pena sim.

      Excluir