12 de ago. de 2024

Game Nostalgia: Tri Formation (Master System)


Bem no início da década de 90, eu tinha ganho um Master System de presente de Natal, e um dos primeiros jogos adquiridos na época foi o "Zillion II - Tri Formation" (ou simplesmente, "Tri Formation"). Esse seria o segundo jogo do animê Zillion, lançado para o Master System, daí a TecToy ter nomeado "Zillion II", detalhes...

O jogo Tri Formation é um jogo de ação com trechos de gênero de "navinha", onde as fases ímpares você comanda o protagonista J.J. em sua "moto-transformer" em fases de deslocamento automático da direita para esquerda como em jogos de "shut 'n up" horizontal. Sua arma é a pistola Zillion, mas pegando os itens "Z" três vezes, seus tiros ficam mais potentes, podendo atravessar vários inimigos na mesma linha de sentido do tiro.  Nas fases pares, o J.J. está a pé, em cenários de plataforma, para resgatar seus companheiros Apple e Champ, com "boss" no final de cada fase par. J.J. continua com a pistola Zillion, mas sem o upgrade de tiro.


Na década de 80, Zillion fez bastante sucesso também no Brasil, graças à TecToy que disponibilizou a arma-brinquedo Zillion para o Brasil, fazendo até mais sucesso que no próprio Japão, país onde surgiu a franquia Zillion. E os direitos de Zillion estava com a Sega, que, vendo o sucesso de vendas do brinquedo, autorizou a TecToy em trazer o Master System para o Brasil no final de 1989 e uma das levas dos primeiros jogos trazidos pela TecToy foi justamente o Tri-Formation, joguei muito esse jogo até conseguir zerar às custas penas, pois o jogo era difícil, mesmo o J.J. ter uma barra de life, mas que podia perder uma vida simplesmente caindo em buracos.


Falando na jogabilidade, Tri-Formation possuía uma resposta boa de movimentação e de tiros, mas o fato do J.J. tomar dano simplesmente tocando nos inimigos e cair que nem um martelo quando toma um tiro nas fase pares me fez ter bastante frustração, pois se eu tomo um tiro enquanto estou pulando um buraco, o personagem simplesmente cai verticalmente indo para o buraco, e assim perdendo uma vida de besteira...  por isso, o jogador precisa decorar cada momento do jogo para não tomar dano e se frustrar assim. Já nas fases ímpares, a partir da 5a fase, o jogo te obriga a se tornar habilidoso em desviar de vários tiros ao mesmo tempo enquanto está transformado em "robô voador", daí a habilidade de jogos de "navinha" ser uma obrigação nesse jogo, mas precisa destruir o máximo de inimigos possível para não ficar mais bagunçada ainda a tela, já que você toma dano também se tocar nos inimigos. Um "rapid fire" seria de extrema ajuda também nas fases ímpares. Gráficos e áudio são competentes para que o Master System oferecia. Desafio "cabuloso" para os iniciantes, precisando jogar várias vezes para decorar os movimentos e as aparições dos inimigos, além de precisar estudar os ataques e movimentos dos chefes, tirando o da primeira fase, que nada mais são os capangas aparecendo na frente e atrás de J.J. bastando apenas ter reflexos rápidos para atirar em todos antes que eles atirem.


Tri Formation, mesmo sendo um jogo simples, fez bonito em sua época no final dos anos 80, mesmo não sendo lembrado como um dos melhores jogos do Master System. Jogo competente e desafiador, que posso até recomendar mesmo àqueles que não conheceram do animê.




2 comentários:

  1. Jogo focado em memorização eu não tenho mais tanta paciência.
    Acho que cheguei a ver propagandas desse na época, ou talvez do primeiro jogo, no Master. Tinha dado vontade de jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso usei save state. Não tenho mais paciência de se jogar como nos anos 90.

      Excluir