10 de abr. de 2009

Por que Bacalhau?


No feriado de Sexta-Feira Santa, não podemos comer qualquer tipo de carne, com exceção de peixes e frutos do mar.

É justamente nesse dia que cresce, surpreendentemente, o consumo de BACALHAU. Por que o bacalhau é o mais procurado? Os frutos do mar são caros, por isso não são tão populares na sexta-feira Santa, mas o bacalhau também é caro. A mídia só fala dele durante a Sexta-Feira Santa.

Por que não substituir o bacalhau pela sardinha, por exemplo, que é mais barato (e mais nutritivo)?

Ponto positivo: A Igreja Católica agora está permitindo que doentes e pobres possam consumir carne. Eles só precisam pagar o "pecado" de comer carne por uma penitência, caridade ou piedade.

Bom, não costumo comer carne (a não ser frango), por isso, pratos para Sexta-Feira Santa não mudam nada no meu dia a dia.

4 comentários:

  1. Boa pergunta: por que bacalhau??

    Eu sou vegetariana (há 22 anos) e judia, portanto, o cardápio de sexta-feira santa me afeta zero. hahahahahahha! :)

    ResponderExcluir
  2. Bacalhau é salgado e cheio de espinhos. Prefiro um salmão assado na manteiga e comprado uma semana antes, para evitar aquela disputa na barraquinha de peixes.

    ResponderExcluir
  3. Mas sabe que, se ninguém me lembra disso, passa batido! O bom é que lá em casa o pessoal lembra e segue a tradição (mas não por serem católicos).
    Na sexta-feira a gente comeu salmão e anxova. Ah, e sashimi de atum! Adoooro! Nunca comi tanto peixe. E o sashimi lá de casa não tem restaurante que chegue aos pés! *_*
    Boa segunda!

    ResponderExcluir
  4. A gente comeu um prato de abroteia, mergulhado com leite de coco. Nao sou vegetariano, mas bem que gostaria de ser (ainda nao consigo deixar de comer nada que venha do animal, apesar de que ja nao consumo carne vermelha como antes).

    Tambem seguimos a tradicao, mas nao por causa da religiao.

    Eh sempre bom comprar antes do que na vespera, pois senao, alem de disputado nas peixarias e barraquinhas, o preco salga um bocado.

    ResponderExcluir