16 de mai. de 2009

Xixi no Banho

Essa é uma campanha séria da ONG SOS Mata Atlântica. No começo, parece ser uma brincadeira, mas o assunto está levando uma campanha de conscientização de economia de água, na qual a desperdiçamos a cada descarga na privada.

E realmente, essa campanha tem coerência, num mundo onde temos sérios problemas ecológico-econômicos, devido a um dos fatores como o Aquecimento Global.

Só fica a questão da privacidade: Seria ético fazer xixi no ralo do banheiro, enquanto você toma banho? Ainda temos muitas dúvidas...

Link do site da campanha.

6 comentários:

  1. Bom, nós já estamos num mundo onde algumas pessoas precisam tomar banho em xixi, então deste ponto de vista essa campanha parece bem aceitável.

    ResponderExcluir
  2. Ocho: Acho totalmente pertinente esse debate sobre o consumo de água, mas isso tudo é muito controverso, para dizer o mínimo.

    Primeiro: para o vaso sanitário, não é necessária água potável, bem como para lavar o carro e regar as plantas. Um sistema de coleta de água de chuva para essas coisas já está em pauta nos estudos de urbanismo por aí... convém pesquisar eventuais reduções no IPTU, obrigatoriedade para novos imóveis, etc...

    Segundo: o consumo de água é uma questão que não temos a menor idéia de grandeza de quanto consumimos.

    Sabemos que precisamos beber 2 litros de água por dia. Alguém sabe quanto se usa de água por minuto durante um banho? (Há fontes que falam em 4 L/min) Alguém sabe quanto uma máquina de lavar roupas gasta por ciclo? (A Consul Floral 7 kg gasta 144 L). Alguém sabe quanto se gasta de água para produzir 1 kg de carne bovina? As fontes variam de 17500 L a 40000 L, mas são dados altamente questionáveis, já que costumam ser divulgados pelos arautos da desgraça... além de ser uma água que, apesar de ser não-salgada (a popular "água doce"), também não é potável, ao menos para nós humanos. Idéias como fechar a torneira ao se ensaboar, pra mim, só serve para reforçar a nossa consciência ecológica, porque não vai fazer a menor diferença para o planeta. (Mas nem por isso eu deixo a torneira aberta ao me barbear! Que fique claro!)

    Tem um livro que eu fiquei de ler, chamado "O Ambientalista Cético", que põe abaixo muito do oba-oba ecológico que andou na moda por esses anos.

    Acho que uma descarga de 6 L não é nada perto da purga do sistema de água que as companhias de saneamento fazem periodicamente (consiste em abrir um certo registro, no meio da rua - em épocas de cheia, obviamente - e deixar um monte de água ir para o esgoto, carregando junto o limo que forma por dentro).

    Sobre a questão da ética, não vejo problema algum em fazer xixi no ralo do banheiro. Só que tem que ser no início do banho, senão fica xixi no selo hidráulico do ralo, e o banheiro vai ficar com cheiro ruim.

    A propósito, tenho muitas resistências a esses sites bonitinhos que só fazem você se sentir um lixo. Sorte que eles quase nunca resistem a uma análise mais criteriosa.

    No fim eu apontei um monte de "contras" às idéias de conservação de água, e apenas uma idéia que ajuda a resolver o problema (a coleta da chuva). Acho que é realmente a única que consegue ter um volume expressivo, diante dos nossos consumos diários.

    ResponderExcluir
  3. Acho que qualquer campanha para se conscientizar sobre economia de recursos naturais é valido, mesmo tendo uma perspectiva de progresso pequeno. O que o homem realmente precisa é desenvolver ideias que ajudem a manter o nível da água para o consumo de toda a população mundial, ao mesmo tempo que a humanidade precisa ter uma constante educação ecológica, dese a infância até o fim de suas vidas.
    Caso contrário, vamos ter que sofrer mesmo com nossos próprios atos (Lei da ação do homem e da reação da natureza)

    ResponderExcluir
  4. Não sei até que ponto ajuda economizar uma descarga, já que normalmente tomamos um banho por dia... Mas enfim, de qualquer forma desperdício de água é algo que preocupa. Uma vez tava conversando com o pessoal aqui e a gente acha que esse é o futuro que nos aguarda:
    - "No meu tempo a gente tomava banho todo dia... Havia parques aquáticos..."
    - "Ah, conta outro vô!"

    =P

    ResponderExcluir
  5. Bruninho, eu entendo o seu mau-humor.

    Por exemplo, aquela história das sacolas plásticas de supermercado...

    Eu deixo de usar as sacolas de supermercado para guardar o lixo e passo a COMPRAR sacolas de plástico para guardar o lixo! Não faz o menor sentido! Nego *tem* que resolver todas as partes do problema!!! Além disso, eu ainda tenho que comprar a sacola reutilizável!!!

    Claro que, na Alemanha, todo mundo separa o seu lixo, lava tudo o que pode ser reciclável, tem alguém que faz a coleta seletiva e, o lixo orgânico, vai todo para o esgoto através do triturador de lixo. Portanto, o alemão não precisa comprar sacolas plásticas para guardar o lixo. E aí, faz todo o sentido o lance das sacolas plásticas de supermercado.

    Voltando à questão do xixi, eu acho que é uma boa iniciativa. E acho que é uma boa iniciativa pelo mesmo motivo que a questão das sacolas plásticas é uma boa inciativa também: CONSCIENTIZAÇÃO. Pelo menos, as pessoas vão começar a pensar no assunto e isso já vale muito, muito mesmo!

    ResponderExcluir
  6. No Japão, os supermercados estão cobrando 5 ienes por sacola plástica de supermercado(equivalente a uns 20 centavos). É uma iniciativa que poderia dar certo aqui no Brasil (PODERIA, por algumas razões). Acho que se doer no bolso, o homem começa a pensar duas vezes antes de fazer qualquer bobagem.

    Qualquer iniciativa, por mais que tenha resultado um tanto inexpressivo já é alguma coisa, portanto, acho válido sim essa campanha.

    ResponderExcluir