1 de dez. de 2011

João Pessoa e Olinda

Essa última viagem ao retorno de João Pessoa tinha feito há alguns meses atrás, mas só agora posto no blog. ^_^

Assim como já tinha mencionado minha 1a viagem à João Pessoa (aqui e aqui), e como adorei conhecer a cidade, resolvi voltar, mas dessa vez apenas para passear.

Como tinha dito, a capital da Paraíba me impressionou pela limpeza de suas praias e pela educação dos pessoenses, além das belas paisagens tropicais.

Foto 1 - Praia do Cabo Branco

O hotel onde fiquei tem um terraço com uma vista deslumbrante das praias de João Pessoa. O tempo ajudou bastante durante minha 2a estadia. A praia da foto 1 chama-se "Praia do Cabo Branco" e a da foto 2 é a "Praia de Tambaú", que são as duas praias mais famosas de João Pessoa.

Foto 2 - Praia de Tambaú

O Mercado Municipal de João Pessoa é um dos lugares que o visitante deve conhecer, devido à variedade de frutas típicas e condimentos que oferecem. Algumas pimentas que são vendidas são bem curiosas, além da acerola. Só no nordeste a gente encontra essas iguarias.

Foto 3 - Mercado Municipal


Foto 4 - Pimentas

Não pude deixar de ir novamente à "Praia do Jacaré" ver o show do saxofonista Jurandy com o "Bolero de Ravel" (vídeo) no por-do-sol; e também ver a apresentação violinista Belle Soares (link) tocando "Ave Maria".

Foto 5 - O Saxofonista Jurandy


Foto 6 - A Violinista Belle

Mas dessa vez consegui visitar a famosa histórica cidade de Olinda, que foi a antiga capital de Pernambuco. A cidade de Olinda é riquíssima na história e na cultura da região, tanto que a cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, com o Centro Histórico de Olinda. A cidade preserva ruas e construções originais e uma equipe profissional de guias e funcionários cuidam-nas para que os turistas possam apreciar a paisagem da época colonial do país.

Foto 7 - Igreja da Sé em Olinda


Fotos 8 e 9 - Ruas do Centro Histórico de Olinda

Entre João Pessoa e Recife tem uns 100 km, e entre João Pessoa e Natal tem uns 120 km, por isso, para quem não conhece João Pessoa, dá para aproveitar também as cidades vizinhas (e até Campina Grande, uns 120 km). Pena que não deu para ir a Natal, mas tudo bem. Terei uma próxima oportunidade.

Nordeste é tudo de bom para conhecer e relaxar!

6 comentários:

  1. êeeee vida boa heim?? que beleza!!
    depois de encarar o friaco no Japão,(bota frio nisso), nada melhor que umas férias merecidas, num lugar bem quente, só praia, agua de coco e uma rede. que moleza, rss.

    ResponderExcluir
  2. as fotos ficaram boas, o lugar parece mto bonito..

    ResponderExcluir
  3. Parece tudo limpinho e organizado. Você foi na baixa estação? É que também parece calmo.

    ResponderExcluir
  4. @fmass: Ah, mas o frio do Japão não era empecilho para não visitar lugares maravilhosos de lá, principalmente Hokkaido. :) Nos próximos posts, quero colocar lugares que visitei. A região litorânea nordestina é deslumbrante. Vale a pena visitar.

    @Kodi: Fui na baixa estação, mas com preços de alta estação... Isso porque as agências não consideraram março como baixa temporada.

    ResponderExcluir
  5. Ai, que inveja Ocho... fiquei com vontade de conhecer a região. Adorei a vista da praia e parece realmente bem limpinha. Esperando ansiosa pelos próximos posts.

    ResponderExcluir
  6. Qdo tiver oportunidade e conseguir juntar uma graninha, aproveite para viajar e uma sugestão é o Nordeste. Não conheço a região toda, mas só ver as praias de João Pessoa e Recife, já vale o investimento, Cacá. :)

    ResponderExcluir