21 de abr. de 2012

J-Dorama: Yamato Nadeshiko Shichi Henge


Opa, e vamos para mais uma opinião pessoal sobre doramas (séries japonesas). Dessa vez, o escolhido foi "Yamato Nadeshiko Shichi Henge" (algo como "7 mudanças para evolução da garota perfeita"). A expressão "Yamato Nadeshiko" não tem uma tradução certa.


Para variar, baseado em um mangá shoujo de mesmo nome, Yamato conta a estória de 4 rapazes esbeltos e que fazem enorme sucesso entre as garotas do colégio. Moram com aluguel e comida grátis em uma enorme casa com estilo medieval, que pertence a uma senhora executiva que vive viajando mundo afora. Mas os 4 rapazes tem uma condição a essa mordomia: cuidar do filhinho dessa senhora e fazer com que a sobrinha dela Nakahara Sunako (Oomasa Aya) se transforme numa mulher elegante e cheia de charme. O porém, é que Sunako teve um trauma de adolescência e ela vive isolada num ambiente "dark", vestida sempre com uma capa preta e tem comportamento exótico, como dormir em um caixão e idolatrar um boneco como se fosse seu melhor amigo. Mudar tal comportamento para uma "yamato nadeshiko" é uma missão árdua para os rapazes.

O protagonista da estória, Takano Kyohei(Kamenashi Kazuya [1]) é um dos 4 rapazes. Apesar de sua bela aparência, seu temperamento curto traz várias confusões, principalmente entre ele e Sunako (ainda mais ela com uma personalidade estranha), mas que, justamente, com esse conflito que pode gerar um par romântico durante a trama. Completam o grupo dos rapazes, Toyama Yukinojo (Tegoshi Yuya [2]), Oda Takenaga ( Uchi Hiroki [3]) e Morii Ranmaru (Miyao Shuntaro).


O que posso dizer é que, como é baseado em mangá, espera-se também bastante características "animelísticas", como caretas e expressões peculiares dos personagens. Toques fictícios, como o "raio" que envolve Sunako quando ela se explode de raiva, "fantasmas" e cenas de luta dão um toque a mais de diversão.

A atuação do garotinho chama bastante atenção, aliás, nota-se que os produtores japoneses têm se esforçado em investir em talentos infantis, como em vários outros doramas recentes. Mas a atuação do Kame também não decepciona. Aliás, pela fisionomia dele, até parece que seu personagem tem um "quê" de seu caráter real, hehehe.

Mas o que mais gosto mesmo nos doramas, em geral, é que tentam mostrar sempre lições morais nas estórias, envolvendo garra, valores e sentimentos, não importando se o dorama é drama, comédia ou policial.

Yamato Nadeshiko tem 10 episódios. Gravado em 2010.  Uma boa sugestão para quem curte comédia com toque "animelístico".

OBS: A partir daqui, resolvi escrever os nomes japoneses começando com o sobrenome, para melhor destacar em relação à mídia nipônica.

4 comentários:

  1. Opa! Sabe que meu Bro tava vendo esse faz pouco tempo? Ele deve ter gostado porque toda hora ficava falando dele. Ele até procurou o significado do título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Até parece que combinei com seu bro, hehe.

      Yamato Nadeshiko é uma expressão, que significa um tipo de uma mulher elegante, simpática e bem vestida, mas não necessariamente rica.

      Excluir
  2. Olá Ocho! Desculpe pelo sumiço...

    Sempre que leio sobre esse dorama me lembro da Sunako exclamando “Mabushiii” rs. Achei esse dorama bem “diferente”. E Kame sempre arrasando em suas atuações. Ah, e vou querer publicar sim os seus comentários de doramas lá no meu blog. Qual você quer que eu publique primeiro? Só não vai ser amanhã porque tem outros na espera. Vai pensando e depois me fala =)

    Ah, e valeu pela explicação da expressão Yamato Nadeshiko.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Cacá.

      Pois é, a palavra "mabushii" já devia ser patenteada pelo dorama de tanto que a Sunako fala isso, hahaha.

      Com relação aos recomendados de doramas, fique a vontade para pegar minhas opiniões dos doramas que assisti. Talvez uma sugestão seria: "Densha Otoko". Só não coloque o primeiro parágrafo, pois é uma introdução pessoal, hehehe.

      Qualquer coisa, pode pedir pra mim qual vc quer que coloque em seu blog, ok? =)

      Excluir