12 de ago. de 2014

Uruguai (parte 1) - Montevidéu

Vista Panorâmica de Montevidéu

Dentro da América do Sul, viajar para o Uruguai também vale a pena, mesmo com uma pequena extensão de seu território (só perde para o Suriname). Terra do bom churrasco e do costume de tomar chimarrão, o país possui fronteira terrestre com o estado do Rio Grande do Sul, ao norte e com a Argentina ao oeste. Ao sul, é banhado pelo Rio de la Plata (ou mar) que deságua no Oceano Atlântico.

Mirante Aeroporto Internacional de Carrasco

A capital do Uruguai abriga uma população de mais de um milhão e meio de habitantes, que abrange quase a metade da população do país. Um dos destaques de Montevidéu é a sua localização, sendo como rota principal para movimentação de cargas do Mercosul, com seu porto.

A cidade em si, lembra um pouco da arquitetura de Buenos Aires, com suas construções típicas dos séculos XVII e XIX preservadas. Abaixo, alguns pontos turísticos de Montevidéu: (clique nas fotos para ampliar)

Teatro Solis

Principal teatro de Montevidéu, inspirado na arquitetura européia do século XVII.

Palácio Salvo

Arquitetura eclética, inspirada nas construções do século XVIII na Itália.

Plaza Independencia

Principal praça da cidade.

Mercado de Montevidéu


Interior do Mercado

Fuente de los Cadeados

Diz a lenda que ao colocar um cadeado na fonte com as iniciais das duas pessoas, o casal voltará a fonte e terá um amor eterno.

Palácio Legislativo

O Palácio Legislativo do Uruguai foi inaugurado em 1925 em comemoração aos 100 anos de independência.

Plaza de la Armada

Homenagem aos marinheiros da Armada Nacional mortos a serviço.

Próximo post: Punta del Este e Colonia del Sacramento.

8 comentários:

  1. Lembra São Paulo. Eu acho as cidades grandes parecidas entre si.
    Você sabe o lugar que me interessa conhecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim lembrou mais Buenos Aires, por causa da língua espanhola da população, tehe.

      Excluir
  2. Mto legal! Quero ir um dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver tempo, mescle o passeio de Buenos Aires com Montevidéu. Vale a pena. Eu, no caso, fiz os passeios separadamente em épocas diferentes.

      Excluir
  3. Hahaha! Que engraçado: ia comentar a mesma coisa que o Kodi: me lembrou São Paulo... O mercado deles me lembrou o Mercadão; o Palácio Salvo me lembrou o Teatro Municipal, a Plaza da Independência me lembrou o Monumento aos Bandeirantes (embora o monumento seja em concreto). E o churrasco me lembrou a Churrascaria Fogo de Chão! :D

    Mas acho que é parecido porque temos todos as mesmas raízes: somos latinos! Outro dia mesmo vi uma foto da uma rua em Madri, que se eu não soubesse onde era teria dito que era no Brasil, tamanha era a semelhança - incluindo as pichações nas paredes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na arquitetura, toda América Latina nas grandes cidades é bem parecida mesmo. única coisa que diferencia é o idioma (no caso Brasil vs resto da América Latina). E, infelizmente, Montevidéu é, também, uma cidade suja, como São Paulo e outras cidades brasileiras. :(

      Excluir
  4. Wow, ficaram massa as fotos! Esse palácio legislativo me lembrou o museu do Ipiranga...
    E a proximidade com o Rio Grande do Sul deve ter um pouco a ver, deles curtirem churrasco e chimarrão.. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio Grande do Sul nada mais é do que uma extensão dos pampas gaúchos: Argentina setentrional e Uruguai. Eles também são gaúchos.

      Excluir