2 de mai. de 2015

Montando Garage Kit do Robô Gundam, da Série Gundam Seed Destiny


Um dos passatempos favoritos dos japoneses é montar seus "figures" ou "action figures" peça por peça até formar o boneco de seu personagem favorito ou robô. Ao invés de ser então, figures, este passa a ser um "garage kit". Claro, também há garages kits em que a pessoa, além de montar peça por peça, deve também pintá-las usando tintas especiais, mas neste em questão, ainda bem que não precisou pintar.


Resolvi embarcar em um garage kit de um robô da saga Gundam, apesar de eu ter comprado acho que ano passado, mas só agora resolvi criar coragem a montá-lo, devido a preguiça, hehe. Como pode-se ver, nem sequer tem algo pré-montado, ou seja, todas as peças estão envoltas em várias cartelas de plásticos, onde a pessoa tem que cortar as abas de cada peça a serem montadas na sequência, de acordo com o manual de instruções (tudo em japonês, mas os desenhos são auto-explicativos).


Além das cartelas com as peças, veio também o manual de instruções e uma cartela com adesivos a serem colados nas partes mais minuciosas do robô, como na cabeça e nas armas. Não contei quantas peças tinha no total, mas devia ter umas 400 peças, porque tem as peças de encaixe das articulações, que são minúsculas e a perda de uma delas pode comprometer a estabilidade do robô. Para montar, você precisa apenas de um pequeno alicate de corte e uma pinça. Não precisa de cola, o que me agradou bastante neste garage kit. Todas as peças são encaixáveis sem necessidade de cola ou fita adesiva.


Apesar de assustar no começo para quem nunca montou um garage kit, as cartelas estavam muito bem organizadas por códigos, onde o manual ensina direitinho quais peças de cada cartelas você tem que usar e encaixar. Entretanto, há peças muito pequenas em que tinha que usar a pinça para dar melhor suporte e estabilidade ao encaixe. Minhas mãos, por natureza, não das mais pequenas e meus dedos são grossos, mas isso não foi empecilho a mim.  Pode ver na foto acima que foi utilizado várias peças de cartelas diferentes (e de cores diferentes) para criar a forma mostrada. Certas pecinhas nem ficam mais visíveis, pois as maiores englobaram-nas, mas são de extrema importância para manter o robô estável e articulável.


A parte mais chata foi a cabeça, não pela montagem, mas pelos adesivos minúsculos a serem colocados. Tinha dois adesivos de uns 2 mm de comprimento que eram quase impossíveis de colocar na cabeça, tive que usar a ponta de uma lapiseira para isso, mas mesmo assim, foi difícil. Depois dessa parte, o resto foi apenas trabalhoso.


Depois da cabeça e do tronco, o resto já fui pegando o jeito da coisa e foi sossegado.








Nem parece mais que aquelas montes de cartelas coloridas virariam o "Strike Freedom Gundam". Quando você acaba de terminar de montar o garage kit, você dá uma boa valorizada naquilo que você montou, e isso não foi como montar com peças de lego, pois precisa ter um espaço organizado para deixar os materiais para não se perder na montagem, e uma peça perdida pode botar tudo a perder na construção final do robô.

Como curti o momento, quem sabe agora não penso também em adquirir mais garages kits de Gundam, um dia... (emoji de dinheiro voando).

6 comentários:

  1. Uau que trabalho...essas coisas são dignas de engenheiros...huahaha...ficou show...muito bonito mesmo...isso me fez lembrar dos brinquedinhos do kinder ovo (eu sei q o grau de dificuldade nem se compara...rs) q vinha com o manual pra montar o brinquedinho...rs...mas tudo q é feito/montado pela gente tem mais valor...igual ao quebra cabeças de mil peças...q alegria qdo encaixamos a última...parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que isso lá no Japão, quem monta na maioria são crianças mesmo, haha.

      Foi um trabalhão, porém não foi difícil, mas tinha que ter o manual de instruções, sem ele não daria pra montar de forma alguma.

      Sim, me deu uma sensação muito boa já na hora que encaixei o tronco com a cabeça e os braços. O final então... Deu maior valor na minha quisisção.

      Excluir
  2. Cool man! Tava na hora de montar ele. Já tinha feito outro dessa complexidade?
    Se tivesse assim de chobits pra montar eu iria me interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa complexidade não. Já montei puzzle de 300 peças que pode até ser mais fácil, mas menos divertido que esse Gundam. No Japão tem uns garages kits maiores e mais peças ainda pra montar. Deve ser a priação pra quem curte.

      Eu queria até uma Sumomo que me contentaria, tehehe

      Excluir
  3. Uia!! Ficou show!!
    Acho que meu primo tinha um desses, tenho certeza que já ajudei alguém montar algo parecido com essas pecinhas...
    Deve dar o maior trampo mesmo! Mais um belo adorno para sua coleção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está enfeitado em lugar de destaque. A gente dá mais valor quando temos que montar um figure assim. :)

      Excluir