19 de jun. de 2015

Desenhar como hobby


Desde a época do ensino fundamental, eu volte e meia costumava rabiscar as apostilas e cadernos com desenhos de pessoas e paisagens. Pegava uma lapiseira e ficava "viajando" nos rabiscos desenhando estradas ao horizonte, Turma da Mônica, rostos femininos estilo mangás, etc... Mas eu nunca me comprometi a aprender as técnicas mais avançadas de desenhar e pintar, a não ser aquela famosa técnica das cabeças, ou seja, esboçar primeiro círculos para dar proporção à pessoa a ser desenhada.


Por exemplo, para os personagens da Turma da Mônica, os desenhistas recomendavam sempre esboçar "duas cabeças e meia", conforme figura abaixo. Seria uma referência para não se perder na hora de detalhar o traço do personagem, mantendo sempre um alinhamento adequado ao personagem sem ficar fora de proporção em relação a várias partes do corpo.


Confesso que nunca me adaptei a essa técnica de desenhar círculos ou ovais, pois para mim, atrapalhava mais do que ajudava. Eu me baseava em enxergar pontos de referência entre uma parte e outra, por exemplo, a distância do ombro com relação à orelha. E mesmo assim, eu preferia desenhar na base da percepção de distância e tamanho, em resumo, na base do "olhômetro" mesmo. No final saía algo plausível para mim na época, mas confesso que agora eu via meus desenhos muito ruins, pois antigamente eu não tinha experiência nem noção de desenhar. Claro que eu ainda sou amador demais, mas acho que melhorei algo em relação à minha infância e juventude. Depois ainda desenhava um pouco não apenas nos cadernos e apostilas, mas em cadernos próprios para desenho, mas nunca quis saber de pintar, porque eu achava muito chato... imagine, ficar perdendo tempo pintando com lápis de cor, cansando meu braço e ainda assim a cor "saltava" da linha com espaços brancos dentro da cor...

Depois da faculdade, parei de desenhar por um bom tempo e eu não via mais prazer nesse hobby, mas alguns anos atrás, recomeçou um pouco o prazer de desenhar novamente, graças também a um amigo que incentiva a ter esse hobby, que desenha com técnicas mais avançadas.  Claro, os desenhos meus ainda estão longe de ser bons, mas com treino quem sabe vou melhorando aos poucos. Já tenho um pouco mais de técnica agora e não antes quando eu tentava desenhar direto sem esboçar, eu era impaciente. Pintar ainda não é algo pra mim muito prazeroso, mas depois que pintei alguns desenhos (ainda meio noob), notei que o colorido dá um ar mais belo do que simplesmente sombrear com lápis de grafite.

Bom, meu intuito não é mostrar meus desenhos no blog, mas reativei minha conta no Instagram pra isso. Aos poucos, vou postando fotos de meus rabiscos lá e quem tiver curiosidade é só procurar pelo meu nickname. A intenção passa longe de querer ficar popular, quanto mais ganhar dinheiro com isso,  mas apenas mostrar um pouco para minha história pessoal.

Posso postar um desenho falando também do personagem em questão aqui, afinal o que vale é o que tá escrito na descrição do título do blog né'? ^_^

Tsubasa Hanekawa

Sena Kashiwazaki e Himawari Furutani

Tsumugi Kotobuki

4 comentários:

  1. Não só essa técnica dos ovais como tantas outras eu acho que são pura enrolação. Não que sejam erradas, mas eles resumiram e adaptaram para os iniciantes de tal forma que não tem sentido aplicar.

    Issae! Gambarêe! Com treino a gente chega em algum lugar. Não sei aonde, mas chega, haha.

    Ei! Eu não me lembrava dessa Hanekawa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo iniciante como eu na época, eu não tive paciência nem destreza para usar essas técnicas de ovais e afins.

      Vamos indo até onde conseguirmos chegar. O que vier é lucro, tehe.

      Excluir
  2. Eu também não me dava bem com esses círculos e ovais, mais quando preciso desenhar pra valer algum rosto da minha própria criação, eu acabo usando círculos e linhas como delimitadores: não ultrapasse aqui e ali... Só realmente, exige um pouco de paciência.
    E quando você pratica, mesmo como hobby, vai havendo uma evolução notável sim. Daqui a 2 anos será um nível, daqui a 5, outro. É legal você manter o registro. Ficou muito massa esses que você postou, não é coisa de quem tá começando. Sucesso lá no insta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no estágio que tô devo ter chego pelo menos no lvl2 XD

      O desenho é mais para me entreter mesmo e no Insta é apenas deixar registrado os resultados, mesmo que seja apenas pra mim mesmo. Claro, se tiver gente que curtiu, melhor.

      Excluir