20 de dez. de 2019

Game: Saint Seiya Awakening (ioS / Android)


Cavaleiros do Zodíaco foi um dos divisores de águas da popularização dos animês e mangás no Brasil, sendo exibida na extinta e saudosa TV Manchete nos anos 90, que também passava outros animês clássicos e tokusatsus, como Jaspion e Changeman. Bons tempos que não voltam mais, mas que podemos matar a saudade assistindo tudo pela internet atualmente.

A volta dos clássicos (seja em forma de remakes, reboots ou afins) está sendo febre do momento, seja em filmes, séries, desenhos, animês, games... e Cavaleiros do Zodíaco, claro, não podia ficar de fora dessa moda atual. Sendo relançada na Netflix, incluindo episódios mais atuais, fillers e spin offs, surgiram também dezenas de jogos para a franquia de Saint Seiya, incluindo este mais atual e popular: Saint Seiya Awakening, que é um jogo de estratégia em gráficos belíssimos e trilha sonora original, incluindo as vozes originais dos dubladores japoneses nas falas e também na clamação dos golpes. Um prato cheio para os fás de KotZ (Knights of the Zodiacs - em inglês).


O jogo em geral é com esquemas muito parecidos com vários outros jogos do gênero, pra começar, é outro jogo P2W estilo "gatcha", onde o jogador deve coletar diamantes e gemas para invocar os cavaleiros para montar seus times de batalhas. Quanto mais invocar, mais chances poderá ser concedido algum cavaleiro de classe S (que é uma das catagorias fortes), entrando nela, os cavaleiros de ouro. Mas não é só "sumonar", precisa também melhorar as habilidades, força e velocidade de cada um deles, exigindo coletar manas, potions, flores e até outro mesmo cavaleiro que servirá de "comida" para melhorar as habilidades. E para conseguir isso, somente jogando muito e/ou adquirindo pacotes de compras de baús e cupoms para aumentar a velocidade de seu progresso... em suma, pagando com dinheiro vivo no cartão de crédito para obter melhorias mais rápidas, o famoso "Pay to win (P2W)". Infelizmente, nesse jogo possui skins e roupas dos personagens que podem melhorar seus atributos e para pegar essas skins e roupas, somente usando cupons e esses cupons você só consegue comprando no cartão de crédito (ou usando um google rewards) e isso já torna um fator decepcionante para os F2P (free to play), ou seja, aqueles jogadores que não gastam dinheiro em jogos. Uma coisa os jogadores F2P devem saber que jogos "gatchas" são puro P2W, mas que alguns jogos são mais disputados mesmo para os F2P jogarem contra alguns P2W que jogam ocasionalmente, mas com essas exclusividades apenas para quem gasta dinheiro comprando esses cupons, a diferença de level entre as duas categorias (F2P e P2W) fica gigante. A desenvolvedora do game devia dar alguma opção de coletar tais cupons para os F2P, mesmo que fosse de grão em grão, mas que desse alguma forma de conseguir apenas jogando. Ponto negativo nesse quesito.


Pontos positivos do game: gráficos, sons, trilhas sonoras e vozes muito bons, fazendo prender a atenção dos jogadores. O modo história também é um fator interessante, já que segue a cronologia desde a batalha pela armadura de sagitário, passando pelas lutas das 12 casas e indo para a saga de Poseidon e Hades. Só faltou a saga de Asgard, mas acho que por algum motivo, os produtores não tiveram autorização de colocar personagens dos deuses nórdicos ou então é uma saga filler que não interfere na andança da franquia KotZ. As batalhas durante o jogo são interessantes, devendo o jogador conhecer bem cada skill de cada cavaleiro que irá compor seus times, fazendo "combar" bem entre os bonecos para ajudar a dar suporte, dar status de controle, curar e atacar., com um time equilibrado (não adianta por 6 cavaleiros de ouro atacante, por exemplo). Outro ponto positivo é que o game possui suporte para a língua portuguesa, com a voz do Kiki em português para dar dicas no tutorial, porém o game não está 100% traduzido, tendo algumas partes escritos em inglês e até mesmo em chinês (e tem partes que está até com textos bugados com caracteres esquisitos), mas isso não é muito grave, afinal, o jogo é original em chinês e a versão trazida para o Brasil é a terceira versão do jogo (os dois anteriores são: a versão original em chinês e a versão do sudeste asiático, que está em inglês).


Por fim, o jogo promete ser duradouro enquanto o KotZ permanecer ativo na mídia, tanto que no google play brasileiro, o jogo fica entre segundo e quarto mais rentável atualmente. Basta a GTArcade (a desenvolvedora) manter suporte, corrigir bugs e ouvir a comunidade de Saint Seiya Awakening nas mídias sociais, e não seguir o exemplo da Finger Fun, produtora de KoF98UMOL. Vou continuar jogando esse game, mesmo não sendo tão fã de Cavaleiros do Zodíaco.




2 comentários:

  1. O que mata são esses extras que só dá pra pegar com dinheiro. Assim não quero testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é realmente sacanagem, mas para esses tipos de jogos gatcha, não é novidade mesmo, mas pelo menos em Love Live num é assim.

      Excluir