14 de nov. de 2021

Game Nostalgia: Final Fight 2 (Super Nintendo)

Depois do sucesso de vendas do Final Fight para o SNES, mesmo sendo apenas para um jogador e com uma fase a menos, a Capcom fez suas continuações para a plataforma dos 16 bits da Nintendo e o Final Fight 2 segue a mesma pegada de jogatina do original, mas dessa vez com dois jogadores como no original do arcade, suprindo essa deficiência do anterior.

Dessa vez a gangue raptou o mestre e a noiva de Guy, quem está ausente por causa dos seus treinos e agora, Haggar tem ajuda da Maki, a irmã da noiva e Carlos, um discípulo de Haggar. Bom, não vim falar sobre a história já manjada e sim minha crítica sobre o jogo.

Os gráficos estão bons para o SNES acredito que até melhor que o primeiro lançado para o console. A jogabilidade também está boa, com respostas rápidas nos controles, sendo um botão para atacar, outro para pular e um terceiro para o especial, podendo agarrar e bater os inimigos agarrados neles, tirando mais energia. Porém ainda não tinha a função de corrida, nem de esquivas em planos diferentes. As minhas críticas estão no áudio e no desafio, sendo que as músicas são bastante enjoativas sem grandes destaques, mas as vozes estão boas. Já no desafio peca não pela dificuldade em si, mas pelas longas e repetitivas fases com muitos inimigos aparecendo sempre de três em três, o que acaba ficando o jogo muito enjoativo e repetitivo demais, aliando com músicas enjoadas e cenários meio parados e sem vida, mesmo aparecendo a Chun-Li e o Guile em certos cenários como easter eggs. Na época em que o joguei, penei muito para zerá-lo na maior dificuldade não pela dificuldade em si, mas pela paciência enorme em zerá-lo para ver o final completo. Ainda bem que agora temos o famigerado "save state" para poder jogar aos poucos até o fim e não ter que jogar todo ele direto sem pausa.

Apesar de ter virado um clássico do SNES, eu o considero o pior Final Fight da trilogia justamente pelas músicas enjoativas e repetitivas, mais o cansaço de bater nos mesmos inimigos que ficam aparecendo um atrás do outro na mesma tela da fase. Porém isso não significa que o jogo é ruim. Diverte desde que use um save state para dar uma pausa.


 

2 comentários:

  1. Eu era tão ingênuo antigamente pensando que esses ports para console eram iguais às versões para fliperama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, isso eu já sabia que não era, pois quando vi o porte do SNES do primeiro, vi que tava capado.

      Excluir