3 de nov. de 2021

Filme: Conte Comigo (Stand By Me)



Um clássico de 1986, mas que boa parte do filme se passa nos anos 50, "Conte Comigo" conta a história de 4 pré-adolescentes, nos quais todos têm seus pais de relacionamento meio instável e problemático. Esses jovens típicos dos anos 50 já tinham relacionamentos familiares conturbados por diversos motivos, como o trauma pós-2a Guerra Mundial e novas auto identificações de suas pessoas. Mas o foco está no adolescente Gordon, um garoto de uns 12 anos, que se junta aos outros 3 garotos em busca de um garoto desaparecido que na verdade já estava morto, mas queriam encontrar o cadáver para ganhar notoriedade nos jornais e na TV por terem encontrado o corpo desse garoto. Os pais de Gordon só tinham olhos para seu irmão mais velho, morto em um acidente de carro recente, esses que já estavam abalados com a perda do filho mais velho, deixavam Gordon para escanteio dizendo que ele devia ser que nem seu irmão mais velho e blá blá blá... com um certo desprezo dos pais, Gordon inventa uma história que vai acampar com seus 3 amigos, mas que na verdade, vão em busca do cadáver desaparecido.

"Conte Comigo" explora muito esse lance de sofrimento interno dos meninos com seus cotidianos da época, sendo que eles, mesmo com vários conflitos entre eles (afinal, eram crianças pré-adolescentes com sentimentos ainda aflorando), em situações de perigo, acabam se ajudando, como cada um revezando a patrulha dentro do bosque enquanto descansam à noite. Além dos 4 garotos, há ainda uma gangue de jovens mais velhos, de pensamento bem de moleques, sendo que também estão atrás do cadáver em busca de atenção e notoriedade, mas que já têm carros para irem atrás e que vivem importunando os meninos, sendo que há um momento de tensão quando eles se encontram já no local onde está o corpo do menino, talvez o momento auge do filme, mas isso deixo para que vocês assistem pessoalmente.


Atualmente, esse filme sofreria com censuras de cenas dos garotos fumando como adultos nos momentos de reunião e conversa, mostrando que a rigidez do fumo em crianças nos anos 50 era mínima. Hoje é inconcebível essas cenas nas telas do cinema, mas que era pelo menos curioso essas permissões nos atores mirins nos anos 80. 


O filme é relativamente curto, com uma hora e vinte minutos de duração, mas que deixa o telespectador prendendo a atenção da situação e dos sentimentos emocionais dos meninos, principalmente nos momentos de aflição e de perigos emergentes, como atravessar uma comprida ponte de trilhos de trem sem que um trem venha de encontro a eles, como também momentos de conflitos de emoções dos meninos, encarando a procura do cadáver como um desafio de seus egos, mas que acabam evoluindo de personalidades vivenciando em situações de cansaço e despreparo para tal peregrinação, que talvez essa seja a moral e o contexto que o filme mostra.


2 comentários: