7 de fev. de 2022

Game: Captain Tsubasa - Rise of New Champions (Nintendo Switch)


A versão analisada aqui é a do Nintendo Switch, apesar de ter versões também para PS4 e XBox One. Captain Tsubasa: Rise of New Champions é o mais recente game do animê na temática de futebol, desde os tempos da TV da saudosa TV Manchete. Aqui, Oliver Tsubasa, o protagonista do animê, treina futebol no seu clube escolar para um dia se tornar um jogador profissional pela Seleção Japonesa... coisa que ele conseguiu depois de várias e várias temporadas "ralando" muito.

Apesar de ser temática de futebol, o que não me agrada, Captain Tsubasa está longe de ter uma mecânica de FIFA e PES atuais, engajando mais o lado mirabolante das acrobacias do animê, lembrando o jeito do filme "Shaolin Soccer", e isso é a parte mais divertida do jogo, pois são como uma espécie de "especial" que o jogador executa e o adversário precisa defender como puder o "ataque especial", e esses ataques especiais podem ser "bicicleta", "chute duplo com outro jogador", "chute torpedo", "chute em curva", "chute de cambalhota", etc... durante esses ataques especiais, o jogo da um "close" no jogador que vai executar, fazendo uma animação e dublagem como se estivesse assistindo o animê. Talvez seja esse a graça do jogo, não propriamente o futebol. A jogabilidade é diferente dos tradicionais FIFAs e PES e isso pode dificultar um pouco quem está acostumado com os jogos tradicionais futebolísticos. 


Os gráficos ficaram legais, parecendo bastante com a animação dos "Dragon Ball Z Budokais" (bom, é a mesma Bandai quem produziu os jogos). O áudio em japonês é o melhor para o estilo, nem perco tempo pondo áudio em inglês. As músicas são bacanas e combinam bem com as partidas, além das músicas de menus e cutscenes também serem legais também. talvez o que peca, principalmente na versão do Switch, é a taxa de quadros por segundo, pois fica em torno de 30 fps, ao passo que nos concorrentes, ficam em 60 fps, o que já complica um pouco a jogabilidade na versão do Switch, mas nada que comprometa muito. 


Outro ponto revés é o imenso tempo de loading para carregar entre a tela de título e a entrada para o jogo, além dos loadings demorados também entre um inervalo e outro nas partidas. Para um jogo em formato de "fitinha", ter esses loadings demorados ficam um bocado iritante. Já o desafio, para quem não curte games de futebol, apesar de Captain Tsubasa ser meio diferente em relação aos tradicionais, também vai sofrer para pegar a manha das jogadas, aliás, até mesmo para quem já tem costume de jogar FIFA e PES, também sofreram com a mecânica do jogo. Aqui, não existe falta e pode dar carrinho a vontade. Até para fazer certos especiais leva um tempo para aprender a executar bem, por isso, vai ter que "perder tempo" treinando essas jogadas na seção de treinos do game. O pior é que a CPU executa esses ataques especiais numa boa e aí, cabe a sorte de você conseguir defender, dependendo das suas habilidades na defesa... mas mesmo sabendo defender, muitas vezes você toma gol na sua cara mesmo assim, levando seu goleiro junto ao gol com bola e tudo (bem característica de Captain Tsubasa).


Enfim, joguei a versão do Switch e infelizmente, por causa do fps menor que seus concorrentes, além de loadings demorados quase a nível de Neo Geo CD, é a pior versão, além do jogo ser meio frustrante em tentar executar os ataques especiais, sabendo que a cpu os fazem com tranquilidade a todo momento, tomando gol na sua face. Se quiser experimentar, recomendo as versões concorrentes, a não ser que queira jogá-lo no portátil.


2 comentários:

  1. Nem sabia que existia loading em jogo do switch.
    Nunca assiti captain tsubasa, mas sempre ouço falar bem.

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    1. Eu vi na época da Manchete. Não me empolgava tanto quanto Caveleiros e Sailormoon, mas como era ambientado no futebol, aqui no Brasil deve ter tido um relativo sucesso.

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