22 de abr. de 2023

Game Nostalgia: Master of Darkness (Master System)



Game para o Master System feito em 1992, quando o console já tinha sido descontinuado no Japão e nos EUA, porém fora lançado na Europa e no Brasil, é considerado como se fosse o "Castlevania do Master", pois a ambientação é bem semelhante, com um caçador de vampiros chamado "Ferdinand Social" (que nome "páia") que pode usar uma faca, um martelo, uma espada de esgrima ou um machado como arma principal (ao invés de um chicote como os "Belmont").


O enredo passa-se na antiga Inglaterra dos anos 20, com clima de terror no país com o "Jack, o Estripador", criaturas mal assombradas e até o conde Drácula atormentando as pessoas. Ferdinand deve avançar com suas armas e acabar com os inimigos começando pelas ruas de Londrea até chegar no castelo de Drácula, onde irá encontrá-lo como chefe final. 


O jogo é dividido em 5 fases com 3 sub-fases cada, com exceção da última fase, que é um labirinto antes de chegar no Drácula. Como em Castlevania, você possui uma arma principal de combate corpo a corpo e uma arma de disparo, que pode ser um revólver, bombas ou estacas. A movimentação do personagem é competente para um jogo de plataformas onde você pode ir e vir em algumas salas, mas para subir escadas é um tanto truncado, pois você precisa subir ou descer apertando inicialmente bem nas diagonais para depois apertar para baixo ou para cima, e nem adianta pular nas escadas para subir com mais facilidade. E no momento quando está na escada, fica impossibilitado de usar as armas de projéteis. 


Os inimigos "respawnam" se você ficar indo e voltando na fase, mesmo a curtas distâncias, o que torna uma chatisse ficar matando os mesmos inimigos nas mesmas posições, mas com certeza os inimigos mais chatos são os morcegos que aparecerem em tudo que é canto. Você troca de arma assim que destruir as máscaras flutuantes, mas precisa tomar cuidado para não trocar para uma arma pior que você está usando. Dá para achar poções de restauração de vida também em certos blocos de muros. 


O jogo em si não é mais difícil que os Castlevania do NES, mas conforme vai avançando, o game vai ficando mais difícil e frustrante. Se perder uma vida, volta para o começo da fase, mesmo na luta contra os chefes. Daí, eu não tive mais paciência e joguei mesmo com "save state" (me julguem). Achei um jogo razoavelmente bom para o Master System. Pode não ter sido canônico como Castlevania, mas foi competente pelo que entregou aos 8 bits da Sega.






2 comentários: