25 de abr. de 2023

Game Nostalgia: Metal Slug 1st Mission (Neo Geo Pocket Color)

Confesso que nunca toquei em um Neo Geo Pocket, o fracassado portátil da SNK que tinha lançado já em meados dos anos 90 quando já tínhamos o Game Boy e o Game Gear já consolidados no mercado de portáteis. Mas graças aos emuladores, conseguimos jogar praticamente tudo que fora lançado desde a época do Odyssey, o primeiro videogame comercial lançado.

E durante sua vida útil, o Neo Geo Pocket teve uma pequena, mas até expressiva biblioteca de bons games, praticamente todas sendo de sua própria criação. E nessa leva de games da SNK para o portátil, um destaque foi o port de Metal Slug para o 8 bits portátil da SNK, chamado Metal Slug 1st Mission. Claro que seus gráficos foram drasticamente reduzidos com menos cores e menor palheta sonora, etc... mas para essa conversão de "downgrade", ficou bastante competente, mantendo um boa jogabilidade.

Num botão o jogador atira (ou esfaqueia se estiver perto do inimigo), outro botão o jogador pula e um 3o botão o jogador troca de arma, intercalando entre a arma básica e a arma mais destrutiva, porém apenas uma pistola de arma básica possui tiros infinitos, o restante das armas. os tiros são limitados, incluindo as bombas. Aqui, ao invés de ser "one hit kill", você possui um medidor de vida que você pode sofrer alguns poucos tiros antes de morrer, porém, se morrer, é "game over" e você recomeça no início da fase em que morreu, e se cair num precipício, também é "game over". Por isso, sua dificuldade é alta, apesar que nas primeiras fases são bem mais fáceis justamente para acostumar com o jogo.

Essa versão foi um grata surpresa para o portátil injustiçado da SNK. Além dos emuladores, a SNK também relançou coletâneas dos principais jogos dela nas plataformas atuais, como no Nintendo Switch e PS4. Como é um game com gráficos voltado para o portátil, vale a pena experimentá-lo num Switch ou naqueles portáteis chineses (Ambernic, PowKiddy...) e emular o Neo Geo Pocket neles. Mas nada impede de jogar num retroarch dentro de um celular android e jogar com um controle físico acoplado também, ou mesmo simplesmente, emulando no PC. 





2 comentários:

  1. Num sei... os gráficos do neo pocket sempre me pareceram muito feios. Impressão de estragarem e compactarem demais os gráficos dos jogos originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece com jogos do Game Gear, mas com cores do Game Boy Color.

      Excluir