23 de set. de 2023

Game: Sonic Forces (Todas Plataformas da 8a Geração)


Um jogo do Sonic da era moderna que a mídia em geral criticou, mas resolvi experimentá-lo. Em Sonic Forces, você utiliza o Sonic moderno, o Sonic tradicional e um personagem que você mesmo cria seu avatar. Apesar de aparecer toda a turma do Sonic, como Knucles, Tails, Amy e Shadow, eles apenas são personagens que interagem na história, aparecendo somente nas cut-scenes. Aqui conta uma manjada história em que Dr. Robotnik (Eggman) se une a uma entidade chamada "Infinite", que mais parece uma mistura do RoboSonic envolto em uma armadura com uma fala de criatura "endeusada". Os dois conquistam o mundo de Sonic e a galera do mesmo precisa se reunir novamente para recuperar a paz do mundo. 

Sonic Forces mescla jogabilidade 3D com 2D, mas sempre em fases lineares, mudando o campo de visão em cada fase. E também em determinadas fases, você controla Sonic moderno, Sonic barrigudinho ou seu avatar. Aliás, antes de começar o jogo, é necessário criar o seu próprio personagem que este irá ajudar os dois "Sonics" em sua jornada. Apesar de você criar seu próprio avatar, seu personagem sempre terá uma espécie de corda com gancho para se pendurar como o Homem Aranha, mais armas a escolher como lança-chamas, tasers e afins. Já os "Sonics" utilizam das suas tradicionais habilidades dos jogos anteriores mesmo.



Os gráficos são bonitos e rápidos, com um áudio competente e boa trilha sonora com temas cantados em determinadas fases e momentos do game. Já o desafio é relativamente tranquilo, já que você possui vidas infinitas e caso morra depois de um determinado checkpoint, seu personagem volta exatamente no checkpoint, os tradicionais postes de bolinhas azuis. As fases são fáceis de terminar, especialmente as iniciais, apenas os chefes finais é que podem dar maiores trabalhos, especialmente o último chefe, com o Robotnik possuindo 3 formas a encarar. Claro, apesar de ter vidas infinitas, caso termine uma fase sem morrer, pegando a maior quantidade de anéis que puder, melhora seu ranking da fase, que vai de C (caso morra várias vezes) até S. Mas o desafio facilitado nem é o maior problema, talvez o que pode ter pecado no jogo é a mecânica automatizada do personagem em correr nos loopings e realizar malabarismos complexos, onde o jogador não precisa controlar o personagem, somente em determinados momentos onde seu personagem avatar pode apontar em ganchos específicos para ir em trechos alternativos e evitar maiores armadilhas. Nas fases em 2D onde o jogador utiliza o Sonic clássico são mais nostálgicos e lembram a jogabilidade dos jogos do Sonic no Mega Drive. 


O jogo não é curto pelo menos, possui 30 fases, mais fases extras que você desbloqueia conforme sua jogatina. Porém a história é manjada e a frustração de poder jogar somente com 3 personagens, sendo 2 Sonics ainda, deixa a dinâmica do jogo meio limitado, além de fases com mecânicas automatizadas, apesar dos cenários bonitos e rápidos. Não achei ruim como os críticos acharam, mas também não é um jogo a se lembrar como os melhores do Sonic, muito menos canônico. Acho que Sonic Forces vale a pena quem puder adquirir o jogo baratinho ou para os fãs de Sonic em geral em conhecer mais um jogo do ouriço azul, com pensamento de apenas se divertir em fases rápidas e simples, sabendo de que em algumas partes das fases você apenas assiste seu char correndo e pulando.




2 comentários:

  1. Um problema é que jogabilidade de Sonic já tá manjada. Difícil fazer algo criativo já tendo ordenhado tanto a franquia.

    ResponderExcluir