25 de dez. de 2023

Game: Sonic Generations (Nintendo 3DS)


Para comemorar o vigésimo aniversário de Sonic, que foi lançado seu primeiro jogo em 1991 para o Mega Drive, a Sega criou o jogo Sonic Generations, que envolve os personagens dos dois mundos, com o Sonic clássico (o Sonic menor e calado) com o Sonic da nova geração (mais espichado e falador) em fases que lembra desde o clássico Green Hill Zone do primeiro Sonic até passando por fases de Sonic Adventure 2 e seus jogos posteriores até no ano de 2011 (ano de lançamento deste Sonic Generations). O jogo foi lançado para PC, XBox360, PS3 e 3DS, mas para este post, joguei a versão para 3DS, que difere consideravelmente das demais versões.

Neste jogo, você controla uma fase com o Sonic clássico e depois outra fase com o Sonic moderno em cada cenário, mais uma fase bônus para cada cenário para coletar uma esmeralda do Caos, dando total de 7 cenários, além das fases de "challenge" contra seus colegas como Shadow e Silver, e também das fases contra os chefes. Dependendo de sua performance, você recebe uma nota para cada fase concluída, de D a S (quantidade de anéis, rapidez na conclusão, sem tomar dano).


Como nos jogos mais atuais de Sonic, este você pode jogar quantas vezes quiser todas as fases para poder acumular vidas (como foi o meu caso: 99 vidas jogando mais 100 vezes o Green Hill Zone com o Sonic clássico, coletando 100 anéis). E precisei fazer isso, devido ao travamento de uma fase em que eu caía direto nos precipícios e quando acaba todas as vidas, tinha que recomeçar a fase desde o início e não nos check-points. Com o Sonic clássico, você tem a jogabilidade do Sonic 2, com o "spin dash", mais o ataque teleguiado no inimigo enquanto está no pulo, além de um pulo extra para frente quando não há inimigo na tela, que eu acho inútil, pois ele fica vulnerável e se for mal executado, pode cair nos espinhos ou precipício com isso. Já com o Sonic moderno, você tem um "dash de corrida" assim que aperta e deixa apertado o botão acima do botão do pulo, fazendo o Sonic correr como o "Flash". São fases em que você tenta fazer o mais rápido possível, coletando os itens necessários durante o trajeto. Aqui, Sonic também tem o pulo teleguiado. 


Graficamente, claro, como é a versão para o portátil 3DS, os pixels ficaram menores e possui menos camadas de contorno, em relação aos consoles de mesa e ao PC, além de cortes de câmeras que precisaram ser feitas tanto na gameplay como nas cut-scenes, que aliás, no 3DS são apenas os bonecos em pé com os balões de conversa embaixo e com algumas pouquíssimas vozes e expressões. Com certeza, foi o port mais prejudicado daquela geração, mas não deixa de ter boas qualidades, como na jogabilidade e poder usar o "touch" da tela debaixo para algumas ocasiões, entretanto, totalmente dispensáveis. 


A qualidade do áudio é boa, nada a criticar. O ponto positivo são as músicas clássicas dos jogos anteriores do Sonic que foram remasterizadas e extendidas, como a da Green Hill Zone e da Emerald Coast (do Sonic Adventure). O jogo tem uma dificuldade baixa, devido que você pode ganhar muitas vidas fazendo o esquema que descrevi nos parágrafos acima, mas ainda assim não precisa de tantas vidas assim, pois os chefes não são difíceis, mesmo o chefão final, que o derrotei na 2a tentativa.


Enfim, o jogo Sonic Generations é uma boa homenagem aos 20 anos de Sonic, mostrando as melhores fases do ouriço dos seus jogos anteriores com a pegada da jogabilidade do Sonic pequeno e do Sonic grande em cada cenário. Não é um dos top do Sonic, mas também não é dos piores. A versão do 3DS peca pela falta de recursos que tinha nas outras versões, mas para quem tem um 3DS, vale a pena conhecer. Só não dou 4 "shuristas" por causa disso, mas a sua vantagem é poder jogar de forma portátil em duas telas, sendo a tela debaixo uma tela auxiliar mostrando seu progresso na fase em que está.






2 comentários:

  1. O estilo parece dos novos que me deixam com enjoo de movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estilo antigo mesmo foi o Sonic Mania, pelo que joguei até agora.

      Excluir