29 de jul. de 2024

Game Nostalgia: Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

 

Esse dispensa maiores detalhes. Simplesmente, é game divisor de águas da Sega e o grande impulsionador para o Mega Drive, criando assim, a antiga rivalidade dos mascotes da Sega contra da Nintendo, e assim, fervendo a "Guerra dos Consoles". Sonic 1 é o jogo mais vendido do Mega Drive, virando seu mascote definitivo da Sega até os dias de hoje.

Apesar de eu analisar do contexto para sua época, confesso que quando rejoguei o primeiro Sonic, senti falta do "spin dash" que tinha no Sonic seguinte, o Sonic 2, mas não foi nada que agrave a jogatina, visto que esse recurso não tinha sido bolado até chegar o segundo Sonic para o Mega Drive. O que mais me irrita nesse jogo são as fases bônus para coletar as esmeraldas, que são 6 no total, então, precisa passar por 6 fases bônus, que são daqueles "psicodélicos no cenário", com o Sonic girando como uma bola em cenários giratórios e mudam de sentido da rotatividade conforme Sonic encosta nos botões circulares de mudança de sentido, porém esse tipo de fase quase você não controla direito o Sonic, tendo que decorar o caminho (que não é nada fácil, visto que o visual é poluído cheio mudanças de figuras e cores nos cenários). E se cair na faixa vermelha, "perdeu playboy", vai ter que tentar de novo a mesma fase quando conseguir uma próxima oportunidade. Enfim, as fases bônus foram os grandes pontos negativos desse game.

 

Claro que em qualquer jogo do Sonic, como o jogo é de velocidade que o Sonic pega impulso e depois vira uma bola para passar mais rápido os cenários, é muito chato em certas fases você esbarrar em inimigos, obstáculos ou até em espinhos e armadilha no caminho, tirando todo o momento de velocidade e fazendo Sonic tomar dano, perdendo seus anéis e pulando para trás, ou mesmo perdendo uma vida, caso não tenha anéis. Ah também há grandes possibilidades de ser esmagado entre duas plataformas com movimentos invertidos, perdendo uma vida, mesmo tendo anéis. Isso é um fator dos jogos do Sonic que não gosto, pois você não sabe o que tem na frente dele de tão rápido que ele corre; a não ser que você já tenha decorado cada canto das fases, aí você sabe que tem armadilha na sua frente e passe tranquilo; diferente dos jogos de plataforma com uma pega mais lenta que precisa pular de plataforma em plataforma e seu boneco não corre que nem o Sonic, podendo antever o que vem pela sua frente.

Hoje em dia, dificilmente uma criança conseguiria jogar esse Sonic e se divertir como a gente se divertiu em sua época de lançamento, mas para aquelas crianças quem jogaram Sonic Mania e curtiram, possivelmente curtirá o primeiro Sonic da Sega, mas sentindo muitas mecânicas em falta, obviamente. Para mim, o primeiro Sonic deve ser conhecido para todos os fãs do Sonic, inclusive pelas crianças.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário