"Apelando" para dupla nostalgia, a Game Mills (produtora do jogo), apostou na nostalgia da trilogia da saga "Karatê Kid" dos anos 80 para criar um beat en' up (gênero clássico de briga de rua) em pixel art em modelos "chibi" (ou nendoroid ou super deformed). Surgiu então o jogo "The Karate Kid - Street Rumble".
O jogo envolve a trama dos 3 primeiros filmes, com Daniel-san e Sr. Miyagi como protagonistas, podendo escolher além deles, as duas namoradas de Daniel nos dois primeiros filmes, a Ali e a Kumiko, que aqui, elas também são feras nas artes marciais. Cada personagem possui golpes diferentes e específicos, como o Daniel que possui o famoso "golpe da garça" como um golpe especial. Assim que vai completando as fases, cumprindo determinados objetivos, ganha-se "xp" para aumentar o nível de cada personagem utilizado, ganhando mais resistência, novos golpes e barra de especial mais larga.
O jogo possui botão de golpe fraco, golpe forte, pulo, esquiva e golpe especial, que drena um nível da barra de especial, mas que se recupera batendo nos inimigos. Essa barra de especial serve também como proteção de golpes sofridos dos inimigos, desde que tenha alguma energia na barra, caso contrário, sofrerá impactos dos golpes e perderá barra de life. Você pode realizar diferentes combos usando esses golpes, tornando a jogabilidade e estilo dos golpes mais variados.
Gráficos não são impressionantes, mas servem bem para a proposta (ser um estilo chibi beat en up pixelado), mas os traços das cutscenes são horríveis, parecendo coisa de amador no estilo desse traço. O áudio é ok e gostei da música da tela de título/seleção de menus/personagens/fases, mas o resto das músicas não me impressionou. Mas o que mais achei ruim no jogo é que vai se tornando muito repetitivo e enjoativo conforme vai avançando as fases mais adiante. A jogabilidade não é ruim, mas começa a se repetir de tanto que vai aparecendo os inimigos a todo instante; e possui momentos em que você precisa destruir obstáculos na tela como se fossem sub-chefes (com barra de life desses obstáculos) e enquanto não destruir esses obstáculos, vai aparecendo capangas infinitamente e tem hora que fica cheio deles na tela que você perde tempo derrotando eles do que destruir os obstáculos. Isso vale para alguns chefes também, tem que mirar no chefe e não nos capangas, mas tem hora que você precisa eliminar eles para não atrapalhar na eliminação dos chefes... e isso acaba ficando muito cansativo. Ainda bem que o jogo salva automaticamente cada fase vencida, e também seu status de seus personagens, senão, o jogo ficaria praticamente injogável... pelo cansaço.
Para quem é fã de Karatê Kid, talvez valha a pena pela curiosidade, mas convenhamos, está longe de ser um dos melhores beat en' ups atuais. Achei até o The Takeover melhor nesse ponto, pois pelo menos ele inovou em gráficos em 2,5D com sprites de tamanho real, podendo usar armas de fogos também. Jogar o jogo do Karate Kid no modo fácil dá para zerar numa boa, bastando apenas ter persistência no jogo. Já a partir do modo normal, as coisas já começam a ficar mais desafiadores com mais inimigos na tela e dano maior sofrido. Mas acho que a repetição exagerada na gameplay é que torna o jogo mais, digamos, difícil de se jogar, daí a necessidade de dar uma pausa no jogo entre as fases. Ah, há também fases de bônus do tipo mini-game em que você precisa fazer determinados combos dentro de tempo limite, apertar um botão específico para pegar moscas com "hashis" e fazer treinos nas pedras... e por aí vai. Servem para aumentar também o "xp". Se o jogo tiver com uma promoção de digamos uns 70% de desconto pra cima, talvez valha a pena adquiri-lo (de forma legal), para curiosidade.
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