Lançado pela Microsoft há 10 anos atrás (em 2015), Ori and the Blind Forest segue com gameplay do estilo plataforma "MetroidVania", que já é bastante popular atualmente nos games índies. Mas o grande diferencial de Ori and the Blind Forest (vou abreviar para OatBF) na primeira vista são os gráficos lindíssimos e em seguida, na sua trilha sonora...
Neste jogo, temos uma criatura que parece com o "Stitch" (Lilo e Stitch), mas é todo branco luminoso que vive numa floresta junto de seu cuidador que é uma criatura que parece um tipo de urso. Entretanto, essa floresta, que antes era pacífica e cheia de vida, começa a ficar sombria e criaturas estranhas começam a invadir a floresta que parece ter ficado "amaldiçoada" como se ficasse como uma "floresta cega" sem enxergar mais suas belezas. Seu cuidador padece e Ori precisa se virar na "floresta cega" e sobreviver para recuperar o brilho perdido da sua floresta.
O grande diferencial desse jogo em relação a outros do gênero MetroidVania é com certeza seus gráficos, que são belos e com uma boa fluidez na sua gameplay, lindos cenários e boa iluminação, mesmo o jogo sendo meio "dark" em várias fases. Logo em seguida, outro destaque positivo é a sua trilha sonora envolvente; eu diria até canônica pelo seu tema principal e suas variações em momentos de calmaria e de agitação.
A jogabilidade é muito boa, com Ori adquirindo novas habilidades assim que vai recolhendo pontinhos luminosos azuis e laranja, enquanto os pontinhos verdes recuperam sua vida. Mas as grande habilidades aparecem assim que Ori reacenda as árvores da vida dentro da floresta e cada árvore está em cantos distintos. Já o desafio aparece principalmente quando Ori assim que libera algo, precisa fugir como se fosse um "run for your life" até sair da masmorra são e salvo. Do contrário, Ori morre e precisa recomeçar a fuga, mas é um momento, apesar de agitado, bastante desafiador para o jogador insistir nas habilidades de Ori. O bom desses desafios, é que a música de fundo, que é ótima, continua tocando sem interrupções, mesmo morrendo várias vezes.
Outras partes mais "chatas" digamos é ficar preso em locais em que precisa ativar algo, ter novas habilidades ou realizar alguma tarefa para dar continuidade, o que deixa o jogador travado várias vezes durante o jogo (e foi o meu caso). Em muitas ocasiões, tive que apelar para o YouTube para saber como "destravar" em vários momentos. Mas não sem antes insistir bastante antes de apelar para o YT. É claro, existem fases que precisa ter destreza para passar por fogos, espinhos, inimigos chatos como em qualquer jogo de plataforma, mas pelo menos, você tem como criar um fogo de save point antes de qualquer desafio iminente, mas gasta energia azul para isso. Então, não é dos mais difíceis, mas é meio longo. Eu terminei o jogo quase 100% em um pouco mais de 20 horas de jogatina.
Se eu fosse indicar algum game desse estilo plataforma/exploração, OatBF, com certeza, estaria na minha lista dos indicados, pois tem disponível em qualquer plataforma da 8a geração e nos PCs.
Não sei qual volume, mas eu tenho esse jogo em algum lugar. Queria jogar, mas meu PC acho que não ia aguentar
ResponderExcluirAguenta sim. Meu PC de 10 anos atrás roda bem.
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