16 de fev. de 2026

Game Nostalgia: Battletoads (Arcade / MAME)


Quem conheceu Battletoads, provavelmente conheceu pelo NES ou SNES, com seus desafios dificílimos, mas provavelmente não conheceu a sua versão em fliperama ainda nos anos 90, mais precisamente em meados de 1994, pois nessa época, jogos de beat en' up já estavam começando a ficar um pouco menos populares em ascensão aos jogos de luta um contra outro, como Street Fighter 2 e seus "clones" e também com a popularidade de seu maior rival na época, Mortal Kombat.

Battletoads para os fliperamas foi desenvolvido pela Rare em conjunto com a Electronic Arts para tentar angariar o público mais de rua, que eram nos fliperamas, e diferente do que foi feito nos consoles caseiros, na versão do fliperama, o jogo foi quase que inteiramente exclusivo do gênero "pancadaria de rua", onde você pode controlar um dos três sapos briguentos para destruir os capangas da Rainha "Dark Queen" no espaço, através de cenários dentro de espaçonaves gigantescas e plataformas espaciais. Ficou parecida com a versão do Battletoads & Double Dragon. A história é aquela manjada dos jogos dos consoles que nem vou entrar nessa questão.


O jogo em si era competente na sua época, mas que naquela altura, foi ofuscado por diversos lançamentos ótimos para o ano, como The King of Fighters 94, Virtua Fighter, Daytona USA e principalmente Super Street fighter II Turbo. Por isso é louvável que muita gente nem conheceu esse Battletoads que foi lançado apenas no fliperama e nunca foi portado para console algum. Mas, em parte, a qualidade técnica do jogo também não era muito chamativo, apesar dos gráficos que eram interessantes com efeitos de zoom em vários momentos dos bonecos. As músicas, que eram legais nos consoles, nesta versão ficaram apenas ok sem muita novidade ou que chamasse atenção. O que impressionava era a violência mais explícita e cena engraçadas como sangue jorrando aos montes, pedaços de bonecos sendo cortados e até os sapos socando as "bolas" dos ratões grandalhões... coisa que jamais teria nos consoles caseiros naquela época.


Mas mesmo sendo pouco percebido por causa dos jogos lançamentos maiores, esse Battletoads não tinha uma jogabilidade boa para sua época, sendo facilmente dizimado pelos capangas se ficar entre eles, e mesmo quando você começa a socar, eles é quem te atinge primeiro muitas vezes, então, tem que ter uma percepção bastante técnica para se poupar das armadilhas da jogabilidade. O jogo é difícil para tentar zerar com poucas fichas, mas hoje em dia, com os emuladores, qualquer jogo de fliperama fica fácil "inserir fichas infinitas". Então, Battletoads feito pela Electronic Arts/Rare para os fliperamas não é canônico e até fácil esquecimento, apesar de algumas coisa boas nele. Nota 5.





Um comentário:

  1. Vc escreveu "nota 5".
    Os jogos de luta dessa época davam vantagem pros inimigos mesmo. O mesmo até com Final Fight.
    Os gráficos parecem interessantes.

    ResponderExcluir