Olá, gente!!
Depois de 5 anos, estou reinaugurando este blog (que antes era chamado de "Anime Blog do Ocho"). O endereço continua esse mesmo, só que agora o blog sofreu reformulações por inteiro.
Estava querendo reescrever o blog, porém não estava tendo tempo devido a vários compromissos (viagens, mudanças, etc...). Já estava com um outro blog, mas aquele também estava "às moscas". Mesmo assim, continuarei também com aquele blog que estava usando antes, mas será apenas para conteúdos escritos em inglês (já escrevia em inglês antes lá). Como não tenho muita fluência em inglês, aquele outro blog será de conteúdos mais simplórios e também para manter contatos com outras pessoas ao redor do mundo.
Bom, voltando a este blog, que realmente interessa, pretendo escrever sobre qualquer assunto que me venha a cabeça, seja atualidades, curiosidades, etc... Como disse o nosso amigo Kodi no blog dele (http://blogdokodi.blogspot.com/), "blogar sempre faz bem".
Educação à clientela
Quando voltei para o Brasil, percebi que muita coisa do nosso país continua mesma coisa, ou na melhor das hipóteses, mudou pouquíssima coisa. Mas estranhei lugares, clima e especialmente os hábitos das pessoas. Como seria bom se os balconistas e vendedores fossem mais atenciosos com os clientes...
Outro dia, fui no Shopping Curitiba lá pelas 18h e três horas depois antes de ir embora, resolvi pegar uma casquinha do Bob´s (o do Mc Donald´s estava com problema na máquina de sorvete). Quando fui no quiosque do Bob´s, a atendente estava apenas limpando a máquina de sorvete com um paninho, de costas para a clientela e nem percebeu minha presença lá. Tive que chamar atenção dela para ser atendido e quando ela virou pra mim, estava com uma aparência de brava, emburrada falando um "siiim???" . Eu e minha noiva estávamos espantados com tamanha falta de educação no atendimento. quando fui dar o dinheiro, ela pegou a nota sem muita alegria e me devolveu o troco sem dizer nada e ainda fazendo gestos bruscos na hora de me dar o troco.
Sem querer comparar, mas agora estamos (eu e minha noiva) vendo de volta a nova realidade, onde num país que não investe em educação (ou quando investe, vai tudo nas mãos dos corruptos). Educação é para a vida toda. Muita gente acha que é só na escola que teremos educação.
Temos que ter o bom senso nas nossas atitudes e nesse caso, nós, clientes queremos não apenas o produto, mas também, no mínimo bom senso para atender, afinal, é no atendimento que se faz a diferença (claro, o preço também, rs.).
Bom, para testar o You Tube postado no blog, aqui vai um vídeo do Coldplay, Viva la Vida.
Banzaaai! Seja bem-vindo depois de séculos ausente!
ResponderExcluirEstou muito feliz que esteja de volta ao mundo dos blogs porque assim engrossa o caldo da nossa panela blogueira que sempre foi minguada. (nem eu entendi o que falei agora xD~)
Sabe, eu até prefiro escutar qualquer baboseira que vier na cabeça do que reportagens ou coisas do tipo. Gostei de ler o que vocês estão sentindo com a "mudança de país". O atendimento que a gente presencia por aqui faz a gente querer mudar de país - foi o que comentei com a Gabi ontem mesmo! Apesar disso existem muitos prós no Brasil.
Vou fazer uma propagandinha do seu blog, lá no meu, se estiver tudo bem pra vc.
Falou!
Ohayou, ochossan!
ResponderExcluirA propaganda do kodi funcionou, e estou aqui para engrossar o caldo dos leitores do seu novo blog! Seja bem-vindo de volta!
Bem, estou morando no Rio, e, no que diz respeito ao seu post, posso te garantir que, em geral, os/as atendentes de Curitiba são muito melhores do que os daqui. (Você ficaria abismado nas lojas daqui!)
Abraço, e continue postando!
Bruno
Que isso, meu! Num acredito. Eles te expulsam das lojas no Rio? xD~
ResponderExcluirThanks, Kodi and Theultimatenerd. Realmente estava querendo criar outro blog e me lembrei que tinha esse dominio (ochogeek) ja faz 5 anos atras. A Google manteve meu antigo blog com os ultimos 4 posts que tinha postado 5 anos atras.
ResponderExcluirEntao, pensei: pra que criar um outro dominio se ja tinha esse? Me lembrei da antiga senha que usava e agora atualizei na minha conta.
Mas, fala serio. No Rio eh pior assim?
Esse domínio tá ótimo. Eu me lembro dele. Impressionante que mantiveram online tanto tempo.
ResponderExcluirTá vendo, você precisa levar a gente pro nihon pra conhecer um atendimento porreta. Aqui em SP acho que tá dentro da média nacional. Melhor que Curitiba e Rio com certeza, haha.
Ok, vamos falar da *média* e não dos *pontos fora da curva*, ok?
ResponderExcluirNa média, o atendimento de Curitiba é melhor. Os/as atendentes são minimamente educados, perguntam o (nem sempre desejável) "pois nãããúúú???", "o que o sr desejaaaa?", enfim, mesmo que não sejam, pelo menos FINGEM ser atendentes decentes.
Aqui, ontem eu fui ao museu. Os guardinhas parecem umas lavadeiras, só sabem ficar conversando nos salões. Tinha um até checando os recados da secretária eletrônica do celular, no viva-voz. E reclamando! Também ontem, na farmácia, o atendimento não foi contínuo: foi interrompido por outras atividades da atendente. Isso é bem comum.
Exceções existem em ambos os locais, e devem ser tratadas como tal.
Respondendo à sua pergunta, pode me linkar sim!
Até...!
Hoje eu fui testemunha de uma coisa bizarra.
ResponderExcluirNa fila do McDonalds, o sr da frente havia pago seu pedido com uma nota de R$ 100,00.
DURANTE o meu pedido, ele interpelou a atendente com a seguinte frase: "eu paguei com uma nota de 100, mas aqui na nota aparece 50"
... ao que ela respondeu: "a máquina só aceita 50 reais, não aceita pagamento em nota de 100. eu te dei o troco certo, olha aqui, ó...", e pegou a nota de 50 da mão dele.
São intimidades que eu não teria nem com algum familiar chato.
This is Rio de Janeiro... Samba... Futebol... Copacabanaaa... Saudades da Curitibinha, viu...
Adorei vc ter reativado o blog, Ochinho!
ResponderExcluirBruninho, tá reclamando aí do Rio, né? :P Deve estar muito mal acompanhado, isso sim.
Mas eu devo dizer que Sampa tem, em geral, atendimento muito melhor. Em todos os locais. Embora eles não sejam muito simpáticos.
Beijos
Treinar funcionário que é bom, nada... O Mercadorama era bom nisso.
ResponderExcluirNossa, Bruno. Do jeito que voce fala, o Rio entao é pessimo em termos de atendimento... Sobre a nota de 100 reais, se nao aceitam essas notas, pra que entao existem? E olha que 100 reais nao é nada hoje em dia e não como alguns anos atrás que era uma fortuna...
ResponderExcluirObrigado, Moriah. Quando fui pra Liba em Sampa, achei um atendimento normal padrao Brasil mesmo. É que ainda estávamos nos readaptando da nova realidade... Nao querendo comparar, mas bem que os vendedores poderiam pelo menos botar um sorrisinho no rosto, como fazem os japoneses.
Uia, Kodi postando quase ao mesmo tempo que eu.
ResponderExcluirMercadorama??? De vez em qdo eles roubam no caixa (preco na prateleira é um e no caixa é outro...)
É, acho que podemos concluir que mesmo o atendimento bom do Brasil é ruim. Basta ir à Argentina para sentir a diferença. Não precisa nem atravessar o mundo.
ResponderExcluirBeijos
A Argentina é melhor em termos de atendimento? Bom eu não duvido.
ResponderExcluirElton!
ResponderExcluirtenho acompanhado o que vc tem escrito e postado!
tah super legal!
viu, porque vc não pega esta idéia postada ai na sua reinauguração e escreve um texto de apresentação do teu blogger pra ficar na coluna da direita em cima, quando entram já vão vendo logo como o cara (você!) pensa sobre o mundo,a s pessoas e as coisas!
bem interessante fazer a relação com o Brasil, o Japão e agor ao Brasil de novo! muito aprendizado!
ah faz o texto sobre a educação pra eu colocar no meu blogger de textos?
sucesso!
bjus
Até tenho pensado nisso, mas por enquanto, quero deixar meu blog mais pessoal e eclético, por isso não quis colocar uma descrição ainda, mas pode ser que ponha algo, quando tiver alguma ideia.
ResponderExcluirPode deixar que de vez em quando escrevo algo sobre educação, ou criticar a educação no Brasil. Por exemplo:
http://ochogeek.blogspot.com/2009/06/pais-emergente-com-qualidade-de-ensino.html