26 de mai. de 2010

Filme: Sherlock Holmes

Sherlock Holmes, com certeza, foi e sempre será o maior detetive de todos os tempos (claro, na ficção). "Sir" Arthur Conan Doyle teve a inspiração de não apenas ter criado a lenda do personagem, mas também histórias criativas e envolventes com o personagem.

A versão atual para o cinema do clássico "Sherlock Holmes" tem recebido muitas críticas (como todas as outras versões adaptadas de livros e HQs), por ter criado um Holmes mais atlético e menos cabeça. Aliás, outro ponto criticado do filme é a personalidade de Holmes, que deu a impressão de um personagem alienado e "tapado". Acho que foi essa a intenção do diretor do filme em mudar o conceito tradicional dos livros.

Mas, na minha opinião, o filme não chega a ser ruim não, entretanto, o expectador deve esquecer o estilo tradicional de Holmes dos livros para não ficar fazendo comparações. E é claro, adaptações em filmes nunca serão a mesma coisa com relação aos originais. Uma coisa que aprendi, depois de tantas versões adaptadas criadas, é que temos que "deletar" a expectativa da versão original para não nos decepcionarmos. Mas, fã que é fã, dificilmente conseguirá deixar de comparar as versões, por isso temos as críticas... e muitas vezes, destruidoras.

Enfim, o filme tem conotação boa sim com uma história convincente, caso não o compare com o original. Vale sim uma conferida.

7 comentários:

  1. Eu adorei, vi no cinema. Muito bem feito e a parte técnica é impecável. O soundesign é incrível (lógico que só dá pra notar isso numa sala de cinema mesmo).

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vou baixar qualquer dia desses.
    E tô muito a fim de assistir A Fúria dos Titãs que tá passando agora...
    Mas, assim como Sherlock Holmes, eu não lembro muito da versão original pra comparar, então...

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o Fúria de Titãs 3D! É divertido. Mas aquela coisa, detalhes americanísticos em geral. Tem algumas coisas de roteiro muito ruins.

    Mas é bem feito, tecnicamente excelente!

    Eu vi várias vezes na sessão da tarde e vc vai ver algumas menções ao filme original. Mas é diferente.

    Divirta-se!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho ele aqui em DVD, mas estou receoso de assistir porque não fui com a cara dele desde o primeiro trailler que assisti. Pô, um Sherlock meio Van Damme e tapado? Chamem de outra coisa tipo O Grande Dragão Holmes, então.

    Os comentários da Flô me deixaram com menos vontade ainda já que a parte técnica não é das coisas que mais valorizo numa produção. Tipo, sem roteiro, o resto não salva.

    ResponderExcluir
  5. Mas o Sherlock é bom! Tem roteiro bacana!!

    O Fúria de Titãs é que tem um roteiro bobinho. Não é ruim, mas é meio americano.

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. @Flô: Infelizmente não pude vê-lo no cinema. Aí seria bem amis interessante assisti-lo, mas achei o roteiro interessante. Nem sabia que estava em cartaz Fúria de Titãs... quem sabe eu o assisto.

    @Adriane: Pode assisti-lo sem medo XD.

    @Kodi: Como disse, não dá pra encarar um Sherlock Van Damme, (gostei do teu titulo) hehehe, mas filme adaptado, os caras alteram de tudo, então acho que seria ofensa mesmo é para o criador do personagem, eu acho. Dá pra vê-lo sem o estresse de comparar com o original.

    ResponderExcluir
  7. Olá Elton, um achado e tanto. Com certeza bate qualquer enlatado americano. Abraços!

    ResponderExcluir