12 de mai. de 2010

João Pessoa (PB) - Parte 1

Durante esta semana (até 15/05), estarei aqui em João Pessoa (PB) por causa de um curso da Escola Superior de Redes (da RNP), conveniada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mas não irei postar sobre o curso, e sim, sobre minhas impressões de João Pessoa, aproveitando minha estadia por aqui. (OBS: Estou bem no meio do intervalo da hora do almoço do curso, escrevendo este post...)


Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto

Como minha prioridade é o curso, possivelmente, não conseguirei fazer um tour pela cidade, mas nesse meio tempo, consegui visitar alguns lugares... como o aeroporto de João Pessoa, que na verdade, não fica em João Pessoa, mas em Bayeux, a 8 km de J.P..

"Oxente", estou hospedado numa pousada, famosa por aqui: a Pousada do Caju, que tem 6 unidades, mais um restaurante e um "rent a car". Na que fiquei é a mais simples, barata e sem muito conforto, mas não deixa de ter os itens básicos de um hotel.


Pousada do Caju - Unidade 2

Apesar do curso ser o dia inteiro, pude, pelo menos, no domingo a tarde quando cheguei, conhecer a Praia de Tambaú e a Praia de Cabo Branco, caminhando na orla marítima. E a calçada até que estava limpa, sem muita sujeira. As palmeiras daqui são frutíferas, isto é, dão côco aos montes, o ano inteiro.

Imagine, saí de Curitiba a 10o C para chegar ao Nordeste a 28oC. Para os paraibanos, 18oC já é frio. Lembro que ar condicionado é indispensável, pelo menos para quem é sulista, como eu. Há bastante quiosques de tijolos e madeira, o que significa que são propriedades definitivas (creio eu). A cada 20 metros, há um.

Minha impressão sobre os paraibanos: são pacatos e simpáticos. Não tem o estresse de uma cidade grande do Sul e do Sudeste; aliás, caminhando na orla às 8h da noite, ainda há muito movimento nas calçadas, mesmo durante a semana; imagine no fim de semana... A sorte é que agora é baixa temporada e não há muito turista.

Durante o dia, meu tour está sendo dentro do Campus da UFPB. Não é muito grande, se comparar com outras Universidades, mas ela é bem arborizada. Os corredores são, na maioria, ao ar livre, como marquises. Não notei muita gente na UFPB, suponho, então, que o número de docentes e alunos não é muito e o R.U. daqui é só para os alunos. Professores e funcionários almoçam nos quiosques dentro da UFPB, como no meu caso. (Não vale, na UFPR posso almoçar no R.U.)

Bom, por enquanto, meu itinerário tem sido assim, só a noite que tento andar mais um pouco na orla, para conhecer os quiosques e restaurantes da região. Talvez terminando o curso, posso ter algum tempinho para conhecer melhor a cidade. Aí penso na "Parte 2" do post. Se não, pelo menos, já valeu muito a pena ter conhecido João Pessoa (e consequentemente, o Nordeste).


Praias: Tambaú e Cabo Branco

3 comentários:

  1. Olá Elton, te desejo sucesso no curso. E obrigado por dividir essas maravilhas com a gente. Valeu a solicitação. Se me enviar o texto no Word e as fotos, posto no meu blog. Claro, citando a fonte... KKKKK! Abraços! Divirta-se...se der tempo, é claro!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, parece um lugar bonito, gostei do dinossauro, dá vontade de fabricar um aqui no quintal.

    ResponderExcluir
  3. @Milton: Olá, Milton. Claro, fique a vontade para postar em seu blog. Abraços.
    @Nerd do Inferno: Esse dinossauro é devido às pegadas de dinossauros fossilizadas no interior da Paraíba. ^^

    ResponderExcluir