24 de ago. de 2011

Japoneses Contra K-Doramas

O sucesso dos "K-Doramas" (novelas e séries coreanas) na terra dos samurais é inegável atualmente. Mas isso tem incomodado alguns japoneses.

Cerca de 6.000 pessoas se reuniram no dia 21, em Tóquio para protestar contra a Fuji TV pela crescente presença da música e das séries coreanas no Japão. "Nós não queremos ver séries coreanas", gritaram os manifestantes.

Esta não é a primeira manifestação de japoneses que rejeitam produtos de entretenimento coreanos. Em 7 de agosto, cerca de 2.500 manifestantes se reuniram para pedir suspensão da Hallyu (onda coreana), nome dado a população da cultura sul-coreana a partir dos anos 90. Além disso, o ator Sosuke Takaoka chegou a expressar, via Twitter, sua irritação com o sucesso dos K-Doramas.

A multidão se reuniu em um parque e depois seguiu para a sede da Fuji TV. Um dos manifestantes, disse que não esperava tantas pessoas no protesto. "Nós pensamos que se reuníssemos 1000 pessoas, já seria um êxito", disse ele. Haverá novos protestos? Não há planos por enquanto. Os manifestantes esperam que após a demonstração a Fuji TV decida mudar sua programação.

Eu não assisto K-Doramas, mas eu acho que, se as novelas coreanas têm aparecido cada vez mais nas TVs japonesas, é porque há uma crescente aceitação de novelas coreanas nos lares japoneses. Por isso, acho exagerado esse tipo de protesto. É claro que alguns desses protestantes devam ter medo de que os K-Doramas possam passar por cima dos J-Doramas, mas isso é uma hipótese absurda. A entrada da cultura Pop Coreana no Japão está fazendo alguns dos japoneses ficarem incomodados. Mas eu acho que o fato pode melhorar a diversidade cultural, criando uma mentalidade mais aberta para os jovens japoneses. Por que não gostar de "Arashi" e "Dong Bang Shin Ki" ao mesmo tempo? (Não que EU goste!) :)

Será que a Coreia do Sul também não tem importado cultura Pop japonesa? Por que o Japão não pode fazer o mesmo? Viva a diversidade cultural!

Com informações da IPC Digital.

2 comentários:

  1. Nah, os asiáticos se odeiam até hoje por motivos históricos. Até onde conheço essa repulsa vai muito além dos doramas.
    Ainda bem que aqui a coisa é mais leve. Eu tenho uma amiga chinesa e gostaria de conhecer coreanos, mas tenho um certo receio de conversar com os mais velhos que tem essa coisa arraigada - sem generalizar.

    ResponderExcluir
  2. Se os japoneses realmente repudiassem a cultura POP coreana, por que então ela aparece cada vez mais nas mídias japonesas?
    Acho que o protesto é parte de um grupo tradicionalista-nacionalista. Eu torço para que os jovens japoneses possam ter uma mentalidade mais aberta, ao contrário dos mais velhos.

    ResponderExcluir