28 de set. de 2011

Bug nos Carros ou Carros Inteligentes?

Uma afirmação do CEO da Google, Eric Schmidt, ano passado, onde ele dizia que "É um bug os carros terem sido inventados antes dos computadores", me fez pensar: "E se os computadores fossem inventados antes dos carros"? Vale lembrar que a revolução dos carros começou mesmo na época de Revolução Industrial, em meados dos anos 30 (me corrigem se eu estiver errado) e os primeiros computadores começaram a aparecer pra valer mesmo nos anos 60.

Se a ordem das invenções fosse inversa, talvez teríamos melhores carros, mas não maiores como atualmente. A automatização quase por completa nos carros seria um fato. Os carros teriam "motoristas automáticos", parecidos com os pilotos automáticos nos aviões, onde o motorista talvez apenas atuasse na hora de manobrar em estacionamentos ou precisasse parar em situação de emergência. O carro teria uma enchurrada de sensores ao seu redor, onde poderia calcular a velocidade, de acordo com as condições da pista, e calcular a distância de seu carro com o da frente e o de trás. Além, claro, de se "auto-dirigir", sem precisar do motorista. Com isso, teríamos trânsito mais organizado, respeitoso e com menos acidentes. É claro, o ser humano teria que ter uma grande mudança de comportamento, com relação ao atual cotidiano, principalmente no quesito paciência. Assim, ele poderia obedecer os limites de velocidade e as leis de trânsito em geral.


O carro "totalmente" computadorizado poderia ser menor do que o de hoje, pois poderia eliminar alguns componentes mecânicos e, no lugar, teria peças eletrônicas com softwares inteligentes, evitando desperdício de espaço e maior economia de combustível (que poderia ser gasolina, etanol e principalmente, eletricidade vindo de diversas fontes). Internet? Viria como item obrigatório em qualquer carro.

E o design? Eu acho que iria mudar bastante, visto que o carro seria menor, por isso, eu chutaria em formatos mais quadriculados ou ovais, mas compactos.

O problema, talvez, seria o que há de muitos problemas para computadores hoje: disseminação de malwares, vírus e worms. Talvez teria que ter um grande investimento em segurança de redes para os carros, apesar de que não imaginaria uma pane geral no sistema computadorizado dos carros a partir de vírus. Se utilizasse Windows, talvez seria um problema... (brincadeira)

Mas uma coisa seria certa, Os computadores seriam bem mais evoluídos e os carros não teriam tanta potência, pois os carros teriam surgido apenas em meados de 60. Talvez a Fórmula 1 não teria tanta emoção, pois os computadores iriam "atrapalhar" as performances dos pilotos.

Desculpem-me pela "viagem". :)

2 comentários:

  1. Pra mim o carro é uma coisa que depende tanto da mecânica que não imagino grandes alterações caso os computadores tivessem vindo antes. Pelo menos não só com 30 anos de diferença entre um e outro. Pelo menos eu teria jogado algum game no carro do meu pai, na infância, ahhaha!

    ResponderExcluir
  2. Essa é boa! :P O problema é que, para mim, eu iria ter enjoos adoidados.

    ResponderExcluir