27 de dez. de 2011

iMame - Emulador para iPad

Confesso que eu adorava jogar emuladores de fliperamas no desktop uma certa época. E eu ainda gosto muito de experimentar "arcades" antigos dos anos 80 e 90. Entretanto, no desktop e no notebook já não me anima mais o Mame. Prefiro games mais parrudos ou emuladores mais potentes como para Dreamcast.

Porém, descobri que existe (existiu) um aplicativo do Mame para iPad, o iMame. Em dispositivos portáteis, games antigos de fliperama ficam bem divertidos, pelo menos na minha opinião. E o melhor, de graça! Basta baixar as roms no computador e transferi-los no iPad, dentro da pasta do iMame. E isso sem fazer jailbreak.

E não é que alguns games rodaram direitinho no iPad? Testei vários roms, como "Double Dragon", "Tartarugas Ninjas (arcade)", "Gradius" e "Simpsons (arcade)". o iMame tem uma razoável resposta nos controles e também dá para acessar o "options" de cada rom como no computador. Adquiri recentemente um "Joystick" para iPad e o controle fica melhor com botão físico no direcional. Jogar velhos fliperamas em tablets é mais divertido que no computador. O único porém é que você só joga sozinho, pois é impossível jogar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo no mesmo dispositivo (não tem problema, sou "forever alone" mesmo, rsrsrs). Mas, de qualquer maneira, estou nas nuvens. :)

*Atualizado: agora a Apple removeu o iMame do iTunes por causa da irregularidade do emulador em conseguir acessar códigos externos dentro do iPad. Mas ainda dá para fazer um "xunxo", porém agora só com jailbreak. O aplicativo só ficou disponível por um dia.

Link de uma reportagem: MacMagazine

5 comentários:

  1. legal, eu tbém adoro jogar uns games antigos, dos bons tempos dos fliperamas. Eu tinha baixado um emulador, acho que chamava Kimkawaks coisa assim e vinha com um pacote completo de roms do tempo do Final Fight (Capcom CPS1). Finalmente consegui ver o final desses games. Pena que formatei o comp. e perdi o emulador, mas era mto bom.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo, Ocho-san! o/
    Akemashite omedetou!

    ResponderExcluir
  3. Nada mal o mame pra tablet. Nóis somos gamers forever. :D~

    ResponderExcluir
  4. Olha os gamers na área rs... (tirando eu, é lógico!)

    Só passando pra desejar um Feliz Ano Novo Ocho!!! Espero que 2012 seja um ano de muitas conquistas em sua vida. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2012 para todos!!!

    ResponderExcluir