17 de mai. de 2012

A Eterna Burocracia Brasileira

Acho que não é preciso ser alguém com conhecimentos específicos da área para saber que a tal "burocracia brasileira" só cria gargalos na nossa sociedade. E não prejudica somente as micro e pequenas empresas. Sabemos que os microempresários têm uma enorme dificuldade em dar processos de abertura de negócios e, principalmente, processos para fechar ou entrar em processo de falência de empresas.



Mas há vários casos em que a tal burocracia brasileira, aliada a uma cultura de "procrastinação" provoca casos de indignação e lamentação. Um exemplo que aconteceu esta semana envolveu um paciente que precisava de socorro emergencial em um hospital, mas como era domingo, não tinha quase ninguém para atendê-lo e os funcionários que estavam alegaram que, como era final de semana, seria mais difícil atendê-lo devido a requerimento de "papelada" que precisava de documentos assinados por funcionários de cargos mais elevados, cujos os mesmos não estavam presentes... blá, blá, blá... fora a superlotação dos leitos (já tradicional em qualquer cidade brasileira). Devido a demora no atendimento, a doença do paciente se agravou e depois de várias horas, mesmo já em uma cama, infelizmente acabou falecendo. E esse tipo de caso é tão frequente no Brasil que parece que já é rotina, tamanho descaso das autoridades competentes. Os pacientes acabam ficando até deitados no chão para tentar receber algum atendimento.

É claro, o principal fato das péssimas condições dos hospitais é o desvio de recursos, a manjadíssima corrupção. Mas, aliada à burocracia e à "qualidade brasileira de atendimento", o que vemos é, simplesmente, tragédias anunciadas na saúde, na educação e na segurança desse país. No caso da saúde, a falta de equipamentos adequados, a demora nas reformas dos hospitais, equipamentos adquiridos, mas nunca utilizados e o baixo incentivo aos profissionais da saúde favorece aquilo que todos nós já estamos cansados de ver nos noticiários. Quantas vezes a gente não viu uma reportagem, onde mostravam equipamentos adquiridos há vários anos, mas nunca foram utilizados... uma das alegações era a tal "burocracia brasileira".

E a burocracia nossa também atrasa muita coisa, além na saúde. Empresários (brasileiros e estrangeiros) têm enorme dificuldade em abrir negócios. Até a própria Apple atrasou muitos lançamentos (como o iBookstore) por causa da burocracia tributária brasileira.

E nem precisa comentar um dos motivos de atrasos nos julgamentos de processos na Justiça. Apesar de muitos órgãos federais já estarem informatizados, eliminando toneladas de papeladas nas salas e corredores, ainda há muita demora. Ou seja, o problema não é o papel propriamente dito, e sim, os processos de andamento de documentos. Digitalizar os documentos elimina o problema de espaço físico e de localização dos documentos, mas não é a solução para a real agilidade da burocracia. O sistema em si deve ser reformulado.

Só pra finalizar, não estou condenando a burocracia. Na verdade, ela é até necessária em ter uma organização e provas documentadas para qualquer situação de uma empresa e até de uma nação. O problema está no fato de acumular demais a tal burocracia. É que nem gordura; é necessária? Sim, mas com uma moderação razoável.

8 comentários:

  1. Queria saber sua opinião de como poderia melhorar a situação. Eu não tenho a menor idéia de como seria a melhor abordagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que para melhorar a burocracia precisaria, em primeiro lugar, boa vontade das autoridades de mudar as leis burocráticas desse país, buscando incentivos fiscais à micro e pequenas empresas.

      Excluir
  2. Se um dia vc tiver no Japão e tiver saudade do Brasil é só procurar o Consulado do Brasil lá e ter coragem de encarar a enorme fila do atendimento. Burocracia é especialidade necional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já passei por isso lá e aqui e não recomendo a ninguém!

      Excluir
  3. Sim, eu já passei no Consulado do Brasil em Nagoya para renovar meu passaporte. A organização de lá não era das melhores, mas até que não demorou tanto qto imaginava. Talvez pelo fato de ser "apenas" renovação de passaporte.

    Mas, realmente, se algum país é líder em burocracia, com certeza, o Brasil é o primeirão com folga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvi que em Toronto, por exemplo, a sensação de burocracia é maior do que aqui. Tipo, lá eles seguem as regras extritamente enquanto aqui ainda há um certo traquejo para resolver as coisas. Talvez a burocracia seja apenas a ponta do iceberg.

      Excluir
    2. Caramba. Do jeito que vc fala de Toronto, até parece que é pior que Sampa, hehehe.

      Excluir
  4. Ah, em alguns pontos parece que é mesmo. Pra tudo temos prós e contras, né.

    ResponderExcluir