29 de out de 2012

Porto Alegre (RS)

"Bah, tchê"! Dessa vez, não fui para turismo, e sim, para um curso da RNP, do mesmo esquema que fiz há 2 anos atrás. Mas, mesmo assim, deu para aproveitar alguns pontos da capital gaúcha. Porto Alegre, ou POA,  para os mais íntimos, é banhada pelo lago Guaíba (com 496 quilômetros quadrados), e apesar de ser a capital brasileira mais sul do país, Porto Alegre tem um clima mais quente por se situar ao nível do mar.


Bom, vejamos alguns pontos:

Mercado Municipal 

Interior do Mercado

"Portal" ao Lado do Mercado

Praça da Alvorada

Bom, mercado municipal é fácil de conhecer, pois fica bem ao centro da cidade. Tradicional ponto de compras do dia a dia e também para comer petiscos e beber com os amigos nos bares ao redor e nos andares acima do mercado. Como em outros mercados municipais, há grande variedade de pescados, horti-fruti, ... e vinhos, pois Rio Grande do Sul também tem boas viniculturas, Made in Brazil.

 Parque Farroupilha

Feira do Brique da Redenção 

Parque Farroupilha

Máquina de Água Quente para Chimarrão

O parque Farroupilha é um dos mais frequentados pelas pessoas. Com uma enorme área bem no coração da cidade, entre os campi da UFRGS, o lugar oferece bastante espaço para caminhar, andar de bicicleta, andar de pedalinho, passear... Mesmo em dias quentes, o gaúcho faz questão de levar sua cuia de chimarrão e nem precisa levar garrafa térmica. Em alguns pontos do parque, há máquinas (foto) que oferece água quente para o chimarrão sagrado do gaúcho. Aos domingos, há a feira "Brique da Redenção", com barraquinhas de comidas, lembrancinhas, vestuários e muitas antiguidades (para não dizer cacarecos, hehe) à disposição. Ao redor, há lanchonetes e bares para descontração.

Cais  Mauá 

Usina do Gasômetro 

Interior da Usina 

Vista Panorâmica a Partir da Usina

Ao redor do Lago Guaíba, estão o Cais Mauá, onde agora comporta apenas embarcações de pequeno porte e barcos turísticos. Andando mais um pouco, encontra-se a Usina do Gasômetro, onde atualmente é um centro cultural. A usina foi desativada em 1974, devido a pressões sócio-ambientais, mas anos depois, ela foi restaurada e transformada em um centro cultural, onde abriga diversas atividades, como teatro, dança e música, além de exposições e galerias.

Porto Alegre fica a 454 km ao sul de Floripa e uns 860 km ao norte de Montevidéu (Uruguai).



8 comentários:

  1. Você tem gosto pela arquitetura das cidades, né.
    Eu ia usar a máquina de água quente pra fazer Cup Ramen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que as edificações e as paisagens urbanas são as que mais chamam atenção dos turistas.

      Boa ideia essa do Cup Ramen.

      Excluir
  2. valeu pelo 'tour' fotográfico de PoA, sempre quis conhecer a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aliás tenho vontade de conhecer o Sul inteiro do país.

      Excluir
    2. Porto Alegre vale dar um passada sim, mas se puder emendar com alguma outra cidade serrana, como Gramados, acho que o passeio por RS valerá mais a pena.

      Excluir
  3. Olha o Ocho passando pelos quatro cantos do Brasil! XD
    Eu cheguei a dar umas voltinhas em PoA quando fui pra Gramado, mas foi só de dentro do busão que levava a gente até o aeroporto...
    Até dá vontade de viajar de novo.... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não fui pra Gramado, não deu tempo, mas eu tivesse, queria ir, pois é perto de POA.

      Excluir
  4. Olá Ocho! Que coisa chata heim, fazer curso em Porto Alegre rs. Parece ser uma cidade bem tranquila para se morar.

    ResponderExcluir