20 de dez. de 2012

Atividades Físicas + Videogame Music = Melhor Motivação?

Praticar atividades físicas é obrigatório para qualquer mortal aqui na Terra. Nem que seja uma caminhada ou uma corridinha. Isso é indiscutível. Agora, tem pessoas que curtem ouvir músicas praticando alguma atividade física. Também normal, pois, dependendo da música, motiva a pessoa a intensificar um pouco mais suas atividades físicas.


Agora, para quem é geek, escutar músicas tipo "dance" ou "pop" enquanto malha, está meio manjado. Eu, particularmente, gosto de escutar, com fone de ouvido, músicas "J-Pop" mais rapidinhas, "Power Metal" e, principalmente, músicas de videogames. Claro, não é qualquer música de videogame. Afinal, você não vai correr enquanto ouve, por exemplo, "Super Mario Bros" (se bem que deve ter supergeeks que curtem).

Entretanto, algumas músicas clássicas de videogames merecem destaque para uma atividade física, como as do Final Fantasy VII, por exemplo. Abaixo, deixo links de algumas "videogame music" que curto, enquanto dou umas corridinhas. Depois, comentem se vale a pena escutá-las ou não, enquanto malha (isso se conhecerem os games, claro, hehe).

- J.E.N.O.V.A. (Final Fantasy VII)
Músicas-temas de "bosses" são os meus preferidos, como essa da saga de Final Fantasy. Agora, você encararia escutar por 15 minutos direto? Eu encaro numa boa. Aliás, foi assim que consegui dar um pique final na minha Corrida da Caixa desse ano.


- Chrono Cross - Boss Theme (Chrono Cross)
Outra "boss music" de outro RPG que curtia. Chrono Cross, um game da mesma empresa criadora de Final Fantasy, é um jogo que curti bastante suas músicas. Essa também entra na minha lista de músicas para malhar.


- Festival of Servants - Boss Theme (Castlevania: SOTN)
Essa é outra favorita. Uma mistura de "power metal" com orquestra, num ritmo de combate contra um chefe do game Castlevania: SOTN. Tem ritmo bem frenético, e ainda mais com 15 minutos.


- Captain America Theme (Marvel Super Heroes)
Essa é do game de luta da Capcom, tema do Capitão América. Foi uma das minhas preferidas da época de ouro dos jogos de luta.


- Hikari no Will Power (Dragon Ball Z)
Tá. Essa não é de videogame, mas eu conheci a música a partir do game "Dragon Ball GT - Final Bout", do saudoso Playstation One. É o tema do Trunks, personagem do animê.


-Twinkle Park (Sonic Adventure)
Época saudosa do Dreamcast, Sonic Adventure foi um dos meus games favoritos de todos os tempos e essa música me chamou bastante a atenção, com um ritmo "dance" contagiante. E com 15 minutos, será que daria para aguentar?



- X (X-Japan)
Ok. Essa também não é de nenhum videogame, mas me lembrou de um "game-mod" que meu amigo Kodi criou faz muito tempo atrás e ele colocou essa música do X-Japan como boss-theme da "Arcueid", uma "super vampira" que lutava como nunca (do game: Melty Blood).. que viagem!! Essa música também me ajudou muito na Corrida da Caixa e fiquei cantarolando enquanto corria.


- Black Belt Boss Theme (Black Belt)
Essa é mais saudosa ainda, do tempo do Master System!! Um dos primeiros games do videogame sensação da SEGA naquela época, Black Belt conquistou muitos fãs com um game de luta "side-scrolling" e "street fighter" ao mesmo tempo. Mas o que me marcou muito foi a música do chefe. Ok, pode não ser tão dançante, mas dá para estimular um pouco nas atividades físicas.


- Prince of Persia Fight Theme (Prince of Persia)
Música curtinha, pois as lutas desse grande clássico (versão SNES) são meio curtinhas, mas essa trilha sonora é empolgante. Não achei uma versão com 15 minutos, então eu mesmo acabei fazendo uma versão. Essa também me deu muita saudade.



Enfim, não vou por todos que eu curto senão fico até amanhã postando isso. Se você está enjoado de ouvir sempre as mesmas (dance, pop tradicional, etc...) enquanto malha, tente escutar algo "diferente" fora do tradicional para quebrar um pouco a rotina (se bem que, para mim, isso já é rotina). Se você curte games e conhece muita música de games, é uma opção.

8 comentários:

  1. Bem, eu inevitavelmente ouço música quando pratico atividade física porque faço dança. Matei váaarios coelhos de uma vez... XD

    Mas realmente, músicas de games e afins dão um gás em corridas e exercícios... E eu tb gosto de usá-las em "experiências imersivas" como quando estou descendo a serra... Tocar Final Fantasy dão um clima emocionante na viagem... XD

    ResponderExcluir
  2. Caprichou no post hein!
    Caraca! Você se lembrou do "Kodi Fighter", hahaha!
    Eu devia gravar uma partida e colocar no youtube só pra gente relembrar - sem "aquele" mod, claro.
    Sua seleção tem batidas legais pra animar a malhação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia. Posta um vídeo do saudoso "Kodi Fighter" e coloque a fase da Arcueid... sem "aquele" mod, claro, hehehe.

      Você também malha (esteira e musculação) enquanto ouve?

      Excluir
  3. eu me animaria a praticar alguma atividade ao som de Streets of Rage, clássico do Mega Drive rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha sonora de SoR é épica. Yuzo Koshiro é um dos meus ídolos musicais, que também criou a trilha de Shinobi.

      Excluir
  4. Games não são minha praia, rsrsrs, mas algumas destas músicas, as mais rapidinhas, ficariam legais pra ajudar na corrida.

    Aliás, minha seleção de músicas pra correr é super restrita... Isso porque, pra mim, a música da corrida tem que ser exatamente no ritmo da passada. Então, imagine: fica mais complicado fazer uma seleção.

    Justamente por conta disso, minha lista está curta e estou meio (bastante!) enjoada dela.

    Minha próxima tentativa vai ser correr ao som da trilha sonora de Sakura Card Captors, hehehe. Aliás, essa trilha devo ao Kodi, que enviou os cds pro Adriano faz tempo! As crianças adoram ouvir, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Card Captor Sakura é clássico. Mas não sei se eu me daria bem escutar CCS enquanto corro, rs

      Excluir