31 de dez. de 2012

Game: Chaos Rings (iOS/Android)

Dos mesmos produtores da saga de Final Fantasy, a Square Enix, em 2010, lançava um novo RPG do mesmo estilo para smartphones e tablets, entitulado Chaos Rings. O conceito de Chaos Rings não muda muito em relação à saga de Final Fantasy (principalmente a partir de Final Fantasy VII).


Bom, para quem conhece a saga de FF, Chaos Rings utiliza o mesmo esquema de controlar o personagem principal num cenário, e em várias ocasiões, acontece as famosas batalhas RPGs contra monstros e oponentes. Durante os percursos, você deve encontrar baús para recolher itens e armas para usá-los durante as batalhas. Ou seja, nada de muita inovação. As novidades se dão onde o jogador pode escolher atacar em dupla, causando maiores danos aos oponentes, entretanto, um dano individual do oponente se transforma em dano conjunto. Outra característica é que quando você vence uma batalha, os "lifes" dos personagens voltam cheios para a próxima luta. Portanto, você só usa os chocolates(?) ("potions" de Chaos Rings) durante as batalhas.


Deu para notar que os gráficos não são do tipo SD (personagens em miniaturas), característicos em RPGs. Eu, particularmente, gosto mais assim, pois o gráfico fica mais "realista", com personagens mais adultos e mais bonito. Me lembrou muito os gráficos de Final Fantasy VIII, um dos meus games favoritos de RPGs.

O som é ótimo, com uma boa trilha sonora, característico da Square, e há muitas falas em japonês que dão mais charme ao game, lembrando um enredo de animê.


Os controles "touches" são eficientes e para selecionar um item, uma função ou outra, basta apenas encostar o dedo no botão virtual (no joystick tínhamos que ficar selecionando usando o direcional). Para mim, a função "touch" ajudou bastante para os RPGs. Só achei que ficou faltando um "limit break" nas batalhas.

A história? Bom, não vou mencionar muito, pois não é lá grande coisa. Basicamente, você controla uma dupla protagonista, um homem e uma mulher, onde entra numa espécie de arena e que deve conseguir as chamadas Chaos Rings para continuarem vivos. O objetivo é conseguir a famigerada "vida eterna". O porém, é que há outras duplas que devem fazer o mesmo e, em determinadas etapas, cada dupla deve lutar contra uma outra e a dupla vencedora continua nos cenários e a dupla perdedora é mandada para o limbo. Ah, o nome do cara é Escher e o da loira é Musiea. Mas, você pode escolher também uma outra dupla, Eluca (mulher) e Zhamo (homem), mas recomendo jogar primeiro com os protagonistas. Terminado a saga deles, aí você escolhe a outra dupla, pois suas histórias são diferentes.


Chaos Rings diverte bastante, mas é mais curta que muitos outros RPGs. E para quem gosta de desafios, o nível de dificuldade não é tão grande, apesar de que você pode enfrentar chefes secretos (" weapons"?) mais no final. Mas, para um game de smartphone, com preço bem abaixo dos jogos tradicionais, Chaos Rings mais que compensa.

Me desculpem se fiz muita referência à Final Fantasy, mas não tem como não mencioná-lo, devido a muita semelhança de esquema.


Enfim, o game custava uns 12 dólares, mas com a promoção de férias, abaixou para 5 dólares. Aí resolvi experimentar o game. Como gostei de Chaos Rings, comprei também suas continuações, o "Chaos Rings Ω" e o "Chaos Rings II". Um dia faço uma resenha deles.

Se curtiu Final Fantasy, não deixe de conferir Chaos Rings.

6 comentários:

  1. Wow! Tá aproveitando as últimas horas do ano pra postar hein.

    Eu curti FF, mas ando meio desapontado com a falta de originalidade dos jogos. Se eu tivesse um tablet podia testar esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Originalidade praticamente está em falta hoje em dia, mas como gosto do esquema a la FF, resolvi jogar CR.

      Será que no seu celular não seria compatível? Tem para Android também.

      Excluir
  2. Nossa, parece muito legal e bonito esse jogo... Bem, é de esperar que jogos pra mobiles não sejam muito grandes, senão haja espaço!
    Dia desses eu tava fuçando jogos da Square na Appstore, e parece ter bastante coisa legal, mas aí lembrei que eu preciso desviciar de jogos um pouco, hehehee... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não ligo muito para espaço. É só apagar os outros jogos e músicas, hehehe.

      Eu, no caso, não quero deixar de jogar, por mais que os tempos dos anos 90 eram primordiosos. Hoje em dia, tá difícil achar games legais, ainda mais para tablets e smartphones. Eu, particularmente, já enjoei rápido de games casuais tipo "Angry Birds" e "Cut The Rope", que são a maioria para tablets.

      Chaos Rings é bonito, mas é bem fácil de zerá-lo. Com umas 17 horas de jogo, dá para terminar com a dupla principal, detonando todos os chefões do jogo.

      Excluir
  3. Putz, como sou besta mesmo. Só agora vi que você TEM que terminar com os 4 pares dos personagens para jogar com o BOSS final... e não sabia que tinha ainda mais 2 casais jogáveis.

    Bom, enfim, desse jeito, o jogo fica mais longo, mas mais cansativo, visto que você tem que repetir os mesmos cenários e os mesmos inimigos 4 vezes...

    ResponderExcluir
  4. ATENÇÃO! ESTE COMENTÁRIO É SPOILER!

    Terminei o game com 108% concluído. Tem mais alguma coisa ainda ou já encerrou por aqui mesmo?

    ResponderExcluir