30 de abr. de 2013

Game Nostalgia: Pretty Soldier Sailormoon (Arcade/Mega Drive)


 Eu já falei da saga das meninas marinheiras em várias oportunidades aqui no blog, como no aniversário de 20 anos de Sailormoon e o relógio-puzzle. Dessa vez, experimentei um game antigo das Sailors, estilo "beat' em up", versões para arcade e Mega Drive.


É inevitável fazer algumas comparações de games desse estilo, baseando nos sucessos de Streets of Rage e Final Fight. Graficamente falando, Sailormoon Arcade é bonito para aquela época, dando destaque para as animações dos especiais das guerreiras quando invocam com umas pedras mágicas. Essas animações são trechos de poses de lutas tirados do animê em tela cheia, tirando energia dos oponentes que estão na tela (parecido com a ajuda do policial com bazuca, em Streets of Rage). Já os cenários são repetitivos, assim como os oponentes. Mesmo alguns chefes se repetem.

O destaque para o som são as vozes das Sailors tanto quando invocam os especiais como quando elas apanham (que por sinal, apanham muito com essa jogabilidade). A música não empolga, apesar de usar trechos da trilha sonora do animê.

Agora comento sobre a jogabilidade e a dificuldade. Se tiver um joystick, é melhor para jogar porque no teclado fica meio sofrível. Não há atraso grotesco na resposta dos comandos, mas também a jogabilidade não é muito boa. Os socos das guerreiras são muito curtos e o jogador facilmente é atacado pelos inimigos. Um dos melhores golpes, tirando os especiais, é a voadora rápida (dois toques, pulo, ataque). O problema é ficar fazendo esse comando a toda hora, pois cansa os dedos, ainda mais com uma jogabilidade "razoável". Os outros golpes já não são tão eficientes. Pior ainda quando chega a hora de encarar os chefes. Até parece que eles tem uma barreira de invencibilidade, pois o jogador chega para atacar e os golpes se perdem "dentro do inimigo", mas o inimigo judia de você tirando um bom "life". Nem mesmo a voadora rápida é páreo para a maioria dos chefes. Aí sobra apenas o melhor golpe, que é a giratória a la Zangief (ou Haggar), mas para variar, esse golpe causa dano no seu "life" cada vez que você atinge o inimigo. Tem horas  que é inevitável ficar usando toda hora a giratória. E a dificuldade? Bom a dificuldade está justamente aí, em sofrer para detonar os inimigos, ainda mais se tiver uma muvuca deles na tela. Fora o tempo limitadíssimo para progredir, pois se zerar o tempo, perdeu uma vida. Eu usei dezenas e dezenas de "continues" para zerar o game. E ainda bem que tem continue infinito.


A versão para Mega Drive tem gráficos mais simples e não tem aquela animação igual, mas o especial é infinito, pelo menos. Na versão arcade, as sailors tem que ficar pegando umas pedrinhas azuis no meio do caminho para acionar tais especiais.

Versão para Mega Drive

Opinião minha: só jogue o game versão arcade se for relativamente fã das Sailors, caso contrário, não recomendo. Prefira Streets of Rage ou Final Fight mesmo. Já a versão do Mega e SNES são mais fáceis, em termos de dificuldade, mas é difícil zerar sem usar um continue pelo menos.

Abaixo, um vídeo de todos os especiais de todas as sailors.

7 comentários:

  1. Esse jogo é um comedor de fichas! É do tipo impossível de terminar sem usar continue. Isso tira um bocado da graça porque você é derrotado incessantemente e se vê tendo que pausar a ação para colocar mais fichas e comprar um continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse em fliperama, seria uma decepção imensa ficar colocando fichas ou moedas a toda hora para continuar o jogo. NO Mame, pelo menos, dá pra ficar usando sem gastar, mas que é frustrante é.

      Excluir
    2. Se não tivesse o contador de tempo seria mais fácil de passar pelo jogo sem morrer tanto. Nesse tempo curto a gente tem que ir pra cima dos inimigos na louca. Deveria dar pra jogar com 4 players, hahaha.

      Excluir
    3. Dei uma jogada rápida e gastei cerca de 35 fichas para fechar. Treinando talvez caia para umas 25, mas ainda é um absurdo.

      Excluir
    4. Dá para diminuir a dificuldade no Very Easy e aumentar uma vida. Aí talvez dê para diminuir essa quantidade absurda de continues a serem usados.

      Deveria ter para 5 players, já que são 5 sailors. Imaginou como seria a muvuca? :)

      Excluir
  2. Estado atual: com 3 vidas, no modo normal, 13 fichas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, até que você tá curtindo o game heim? hehehe.

      Excluir