23 de jun. de 2013

Game: Hay Day (iOS)

Este é outro game da "Supercell", mesma criadora do game "Clash of Clans", porém, com um estilo já mais pacato e com jeitão de "Farmville", mas que tem apenas para dispositivos Apple, por enquanto.


Apesar de não fazer o mesmo sucesso como no "Clash of Clans", "Hay Day" possui um esquema simples de jogar. Basicamente você é um fazendeiro e deve comandar sua vida na fazenda criando diversas espécies: cultivando vegetais, criando porcos, cuidando das galinhas e dos ovos, ordenhando as vacas, fazendo pães, bacons, laticínios, etc... A cada nível que o jogador alcança, o game vai liberando mais recursos e maquinarias para o fazendeiro aumentar cada vez mais sua produção.

A graça do game está justamente em compartilhar com outros jogadores, comprando e vendendo produtos dos mesmos, anunciando em um jornal virtual, além de poder ver o progresso das fazendas dos outros jogadores.

Graficamente, o game é satisfatório e a jogabilidade é quase perfeita (quase porque muitas vezes, o jogador toca na tela para uma função, mas querer, aparece outra). O som é a parte que deveriam melhorar um pouco, pois há uma música de fundo meio monótona e o som fica limitado em sons dos animais e de sons de toques. O grande trunfo de Hay Day é justamente a diversão, para ficar sempre controlando suas produções para aumentar sua fazenda cada vez mais.

Ah, uma curiosidade da produtora "Supercell". Apenas com o game "Clash of Clans", ela ganha em torno de 1 milhão dólares por dia, mesmo não tendo propaganda no meio do jogo. A renda dela está justamente na compra das pedras aceleradoras, com as quais o jogador pode acelerar os processos de produção, no caso de Clash of Clans, gemas verdes e no caso de Hay Day, diamantes. Mas por que outras produtoras não têm o mesmo rendimento que a Supercell? Simples, porque ela foi muito eficiente em criar apenas dois games, mas de ótima qualidade e esquema viciante para o jogador.

Tanto, Hay Day como Clash of Clans só funcionam se estiver conectado à internet, pois são games realtime online, isto é, de interação em tempo real com outros jogadores.

Em suma, Hay Day não é tão viciante como Clash of Clans, mas pode também entrar na onda de compras dentro do aplicativo para comprar mais pedras aceleradoras. Portanto, já deixo o aviso: Se experimentar os dois games, o risco de ficar viciado é grande, hehehe.


6 comentários:

  1. Deve ter vindo daí a idéia da Microsoft de manter o Xbox Zero dela conectado direto na internet. Ela sonhava em arrecadar milhões também dos jogadores, tehhehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim. Mas o que a MS fez foi um tiro no próprio pé, tanto que ela voltou atrás.

      Fazer todos os jogos do X-Box One ficarem sempre conectados a internet ainda não é uma boa ideia, principalmente aqui no Brasil, devido à nossa "grande qualidade" da Banda Larga.

      Excluir
  2. Realmente, lembra o visual de Farmville, que eu achava divertido mas me tomava muito tempo...
    É o tipo de jogo que eu mais gosto, mas que por isso eu tenho que ficar longe, senão adeus hobbies produtivos... XD
    Eu jogava varios, mas devido ao tempo fiquei apenas com Castle Story... XD

    Os fabricantes que fazem joguinhos desse tipo bem feitos devem ganhar adoidado, porque é quase impossível resistir de comprar gems/diamantes/cash/whatever pra comprar itens exclusivos (no meu caso eu nunca uso pra acelerar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá certa em fugir, hehehe.

      Eu, raramente, compro pedras dentro de jogos, mas no Clash eu me rendi e acabei comprando algumas... mas porque o jogo é muito bom e viciante.

      Excluir
  3. wow...não tenho Apple então... :(
    Joguinhos assim viciam mto...tenho q ficar longe...foco nos estudooos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc que está se preparando, é melhor mesmo fugir desses games, :)

      Excluir