7 de dez. de 2015

Game: Eternal Senia (PC/ Steam)


Esse game é um RPG tradicional, onde temos um mapa visto de cima, como em The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado para a plataforma Steam ano passado.

Apesar de ter um tema com personagem do estilo "mangá", Eternal Senia foi criado por desenvolvedores chineses, com inspirações de temas JRPGs. Como qualquer RPG, Eternal Senia conta com um sistema de jogo em que a protagonista vai subindo de nível assim que vai derrotando os inimigos na tela. Aqui, a pegada das batalhas é bem simples; na maioria das vezes, basta o personagem chegar perto do inimigo para desferir um ataque normal de espada, entretanto, seu personagem também perde um pouco de "life" (HP). Durante o desenrolar do game, Senia vai adquirindo golpes especiais que podem dar mais danos nos oponentes sem perder life, mas usa a barra de magia (MP) para isso. A cada subida de "level", Senia ganha maior barra de HP e MP, baseado nas experiências XP em que cada inimigo pode dar à protagonista.


Graficamente, o game é bem simples, lembrando gráficos de consoles 16 bits, mas o som é bom, com uma trilha sonora bonita e cativante. Portanto, na parte técnica, o som do game se destaca. Agora, os controles foram meio penosos, se for jogar em um controle tipo X-Box 360. Não achei uma opção de configuração de botões dentro do game para melhorar a jogabilidade, limitando bastante a usabilidade de um controle. O direcional só funciona no analógico e pasmem, os botões de golpes especiais ficam no "select/back" e no "start", deixando de lado, botões como o "A" e o "Y". Com isso, a jogabilidade é sofrível quando se tem que usar os golpes especiais. No teclado, isso não tem problema.


Outro ponto a ser observado é que apesar de ganhar vários golpes especiais e itens extras, para zerar o game basta apenas o primeiro golpe especial que você ganha, que é o mais eficiente e deixe subir de nível apenas ele. Os outros são meio perfumaria ou para o jogador que queira variar um pouco os estilos de lutas. Os itens que você ganha normalmente são para melhorar suas armas, luvas e armaduras, bem como para aumentar um pouco a barra de HP e MP. Sua estória é meio triste, mas as protagonistas são interessantes que podem prender um pouco o interesse no desenrolar desse RPG chinês.


O game pode ser bastante simples, mas também não se pode reclamar por isso; pois ele é gratuito. Os chineses que criaram a proposta do game quiseram divulgar seu trabalho no desenvolvimento do game para aperfeiçoar futuros projetos, divulgando também dentro do game a entrar no Facebook do game para adquirir itens especiais para serem utilizados no jogo.

Para quem é iniciante em games do tipo RPG tradicional, "Eternal Senia" vale uma experiência, mas quem já detonou games tradicionais como o "Zelda" citado no início e já tem uma boa base de experiência, Eternal Senia pode ser dispensável, apesar da proposta dos criadores em disponibilizar gratuitamente. Se for para jogar, utilize o teclado em vez do joystick.



2 comentários:

  1. O jogo tem cara de ter sido feito com o RPG Maker. Tem alguns muito bons nessa plataforma, mas a maioria é simples.
    Chegou no nível 99? Tehhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pela simplicidade pode ter sido feito mesmo com "MUGEN RPG" mesmo.

      Nem tive saco de subir mais de nível da Senia, o game é enjoativo pra ficar fazendo isso.

      Excluir