16 de ago. de 2020

Game Nostalgia: Final Fight (MAME... e outras dezenas de plataformas)

 Depois de ter jogado "trocentas" versões de Final Fight de OpenBor da vida (talvez seja o jogo com mais variações de fãs de jogos beat en´up), resolvi re-jogar o original da Capcom feito no começo dos anos 90, a versão de fliperama na versão emulada da própria Capcom da coletânea "Capcom Beat 'Em Up Bundle", que tem novos videogames atuais (PS4, XBox One, Switch e PC) e... realmente, o original raiz tem mais boas nostalgias, apesar das limitações de golpes da época.

Mesmo não tendo corridinhas, golpes secretos, esquivas verticais/diagonais, o original Final Fight era mesmo um "papa-fichas", especialmente para quem nunca jogou ou está enferrujado com o game. Contei quase uns 25 continues com 3 vidas cada para zerar sozinho, mas também me deslocava meio rápido cada fase, aí apareciam muitos capangas ao mesmo tempo me encurralando e tendo que abusar direto dos especiais, esgotando minha barra de life rapidinho. Hoje em dia, jogar Final fight é mais para os saudosistas, porque para os mais novos, pode ser que sintam falta de vários outros golpes e esquivas que atualmente são muito necessários, como o dash attack (dois toques pra frente mais ataque) por exemplo. Eu, que jogava Final Fight na época, agora senti falta desses golpes a mais, e algumas esquivas importantes para desviar e contra-atacar os golpes dos inimigos. Mas como o jogo agora dá para apelar com créditos infinitos (fichas infinitas), zerar ficou fácil fácil, terminando o jogo com um pouco mais de uns 20 minutos.


Final Fight, um clássico que jamais morrerá, mesmo com as limitações dos movimentos dos personagens. Deu vontade de bater em uns capangas? Final Fight, junto com Streets of Rage são as boas pedidas de matar a vontade com sentimento nostálgico.






3 comentários:

  1. Você já não tinha esses jogos no Mame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho, mas resolvi pegar aquele bundle da Capcom para o Switch.

      Excluir
  2. Atualização: Re-joguei agora pelo emulador oficial da Capcom "Arcade Stadium". Confesso que usando o "rewind", o jogo fica moleza, por isso dá para finalizar sem usar continues. Mas jogando com mais afinco, percebi o quanto era injusto esse game quando "enchia" de inimigos na tela de repente e você tinha que ficar usando o especial toda hora para se livrar deles a hora que ficava encurralado, fora alguns capangas chatos como Andore e os da faca apelões que tiravam muita energia sua. Para a época, o jogo realmente era um grande papa-fichas e eu não passava da segunda fase de jeito algum principalmente por causa do chefão "Sodom" que apelava com aquela corrida e tirava 60% da barra só com isso. Enfim, o jogo é canônico, mas para a época, era uma desgraça de dificuldade injusta.

    ResponderExcluir