5 de set. de 2020

Game: Bloodstained - Ritual of the Night (PS4 / XBox One / Switch / PC)


 Quem jogou games do estilo "Metroidvania", com certeza deve ter conhecido o aclamado game "Castlevania: A Synphony of the Night" (SotN), primeiramente no PS1 e depois para Saturn e outras plataformas. Do mesmo criador de Castlevania, eis que surgiu em 2019, um game com a mesma essência de SotN, chamado de Bloodstained: A Ritual of the Night (a começar com a semelhança de nome). Só que aqui, em vez de controlar Alucard para derrotar o Drácula, o jogador está com o controle de uma humana chamada Miriam, com poderes "amaldiçoados" que pode aprender a controlar magias, invocações e várias habilidades, ao derrotar as criaturas que encontra e assim, sugar seus cristais de poderes, num mundo dominado por criaturas extratemporais do mesmo cenário de Castlevania. Para variar, não irei entrar em mais detalhes na história do jogo (é só "googlar" que aparece um monte de reportagens sobre).

Quem jogou SotN, vai reparar bastante a semelhança de jogabilidade e cenário para este Bloodstained. No começo, a personagem é fraca ainda e só tem uma arma básica, mas que ao avançar de tela derrotando as criaturas, vai adquirindo XP, armas, itens, chaves, livros e assim aumentando seu level para enfrentar os inimigos mais fortes mais para a frente. E nesse estilo, você pode ir e voltar para os mesmo lugares que você já explorou quantas vezes quiser e assim abrindo mais passagens assim que ir adquirindo habilidades extras, como saltar duas vezes ou inverter o cenário para alcançar tais plataformas... tudo é igualzinho ao clássico SotN, mas como é do mesmo criador, não dá para dizer "plágio", haha.  O jogo te dá um mapa bastante grande a ponto de você jogar por horas e mais horas para conseguir alcançar os 100% do mapa, incluindo as salas secretas e escondidas. 


Apesar da história ser um pouco clichê e parecido com o ambiente de Castlevania, o jogo te envolve mais pela essência de avançar, melhorar seu personagem e adquirir quase todos os itens, como no jogo de RPG, com direito a poções de cura, remédio, magia, comida, minérios, fragmentos... mas num segmento de jogo de aventura e plataforma. os gráficos são bonitos para a atual geração, considerando um jogo indie, porém, para a versão do Switch (a que joguei) pecou bastante principalmente no fps, que ficou em torno de 30 fps, ao contrário dos 60 fps do PC e do PS4, por exemplo. Só por causa disso, eu recomendo qualquer outra versão menos a do Switch, a não ser que faça questão do poder jogar em modo portátil. O som está bom, com as vozes dos personagens em todas as falas (em japonês ou em inglês) durante as cutscenes. As músicas são ótimas, com destaque para uma música da sala principal e uma de chefe, porém ainda não chega aos pés das de SotN. Sua jogabilidade é boa, também semelhante ao seu antecessor, com direito também a criaturas aliadas para te auxiliar na jornada, mas em termos de desafio, achei mais fácil de zerá-lo, se você estiver com bom level acumulado e com poções e armas fortes. 


No final, acabei zerando o game em umas 30h de jogo e com 99,8% do mapa, deixando uma parede secreta que não quebrei, mas não vou correr atrás disso não, pois não influencia no final verdadeiro do game. O game tem um bom fator replay, pois além de poder jogar em dificuldades mais elevadas, libera também outros modos como menor tempo para vencer os chefes e afins. Fãs de Castlevania e principalmente de SotN, não podem deixar de conhecer mais um bom jogo do gênero.









6 comentários:

  1. Po, não zerou com 100%... tsc, tsc... haha.
    Quero jogar, mas tá caro ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um saco ter que percorrer quase todo o mapa de novo só para poder achar a bendita parede.

      Excluir
  2. Não tem como colocar tumbnails maiores no post? Não dá pra enxergar quando tem detalhes. Eu sei que dá pra clicar e ampliar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, nos próximos posts coloco maiores.

      Excluir
  3. Não tem rori kinpatsu kawwaii? Eu tenho um castlevania pra ps3 que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma que fica na aldeia auxiliando na loja de itens, mas ela é irrelevante, uma pena.

      Excluir