23 de jun. de 2025

Game: Paper Mario Sticker Star (Nintendo 3DS)

Esse é um game da série Paper Mario, da versão do 3DS. É de um estilo cartunesco onde todos os personagens são como folhas de papel, mas se ambientam em ambientes 3D, com objetos dobrados ou como se fossem montados com vários papéis, como as árvores que formam com vários recortes. Esse tipo de game começou no Nintendo 64 e continua até nos consoles atuais da Nintendo, como no Switch.

Como toda história do Mario, para variar, Bowser invade o mundo do Reino Cogumelo e acaba destruindo quase tudo, durante o festival de adesivos e quebra o cometa dos adesivos em seis partes. Cabe ao Mario recuperar esses adesivos e impedir Bowser de, novamente, tentar dominar o reino.

O jogo é estilo RPG de plataforma, onde Mario percorre cada mundo para recolher diversos adesivos (que são os itens que você guarda na tela debaixo do 3DS), como pisada, bolas de fogo, molas, etc... e cada item tem suas forças aumentadas quando você avança de fase e de chefes. Ao dar de encontro com algum inimigo na tela, tem a tradicional batalha entre Mario e os inimigos, em batalhas por turnos, mas com um detalhe: ao usar um item recolhido ou comprado, tem aquele "timing" correto para que o ataque seja eficaz ou não, por isso, e bom treinar as habilidades de cada item com inimigos comuns antes de enfrentar os chefes. 

Existem itens específicos para aumentar sua barra de vida e a cada etapa concluída, do tipo derrotar o chefe de cada etapa, Mario ganha mais espaço no seu inventário para carregar mais itens e itens que ocupam mais lugares no inventário, mas que estes são mais poderosos. Por isso, a dica é guardar esses itens mais poderosos para os chefes.

Graficamente, o jogo é lindo, e no 3DS funciona muito bem, com seu efeito 3D. Claro que se deixar no nível 3D mais forte pode provocar confusão e se mexer sua cabeça mais para os lados, fica embaçado, por isso, a melhor forma de jogar é deixando o 3D mais suave para não atrapalhar a jogatina. Mas pode também desativar o 3D do jogo que flui normalmente, muita gente até prefere jogar sem o efeito 3D para não causar enjoos. Os efeitos sonoros são bons, com o barulho do adesivo sendo tirado das paredes sendo bastante coerente, principalmente. As músicas são boas também, combinando bastante com a temática, apesar de não ter músicas marcantes.

Entretanto, algo que me deixou meio de lado o jogo por muitos momentos, é que fica muito repetitivo e deixa o jogo meio enjoativo, além de que muitos puzzles para pegar mais power ups para o Mario não são tão evidentes, o que precisei novamente consultar o YouTube para descobrir as soluções de vários puzzles ou itens escondidos. É meio "Zelda" de ser, que é uma parte que não da franquia Zelda. Muitas vezes você precisa pegar muitos itens, voltando várias vezes nas fases que você concluiu para conseguir liberar ou atualizar para itens melhores, o que deixa o jogo cansativo. O desafio é crescente e fica mais cabuloso nas fases finais, mas com persistência, dá para passá-los.

Enfim, esse foi o meu primeiro gameplay da série Paper Mario, e confesso que no início me deixou bastante entusiasmado e surpreso por seus gráficos interessantes e estilo kirigami de ser dos personagens, mas com o tempo, o jogo ficou repetitivo e enjoativo. Espero que os outros "Paper Marios" não sejam muito assim, apesar que RPG de plataforma já é um estilo repetitivo por natureza.


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