27 de jul. de 2025

Filme: Superman (2025)


Resenha contém spoilers: Depois de tanta menção sobre o novo filme do Super Homem nos cinemas, eis que resolvi assistir ao filme do "bendito" James Gunn, que seria um novo reboot da saga de Super Homem, mas sempre baseado no que se tem nos quadrinhos... mas com alguma pitada de novidade criada pelo diretor Gunn. Detalhe: vi mesmo pelo "torrent", não quis perder tempo e dinheiro indo ver no cinema, já que não sou tão fã do Homem de Aço, mesmo sendo praticamente, o "fundador" dos super-heróis que conhecemos até hoje.

Aqui já temos uma estória já adiantada, com Superman sendo já humilhado contra o Ultraman na Antártida, que mais tarde se revelaria seu clone criado por Lex Luthor. Entretanto, Kripto, o cãozinho do Superman socorre-o e o leva para seu esconderijo secreto na Antártida, revelando a estrutura dos pais de Kal-El e robôs guardiões, fazendo Superman recobrar seus poderes sendo exposto pela radiação do Sol. 


Aqui também já temos a Liga da Justiça, com o Guy Gardner, sendo o Lanterna Verde, a Mulher Gavião e o Sr. Incrível (vulgo sr. Helio de La Peña), e a Lois Lane já sendo noiva de Superman, que obviamente, já sabe da identidade de Clark Kent.

Achei que os atores ficaram bem fiéis aos personagens originais dos quadrinhos e também dos filmes clássicos de Superman (no caso Clark e Lois). Apesar de eu ter achado esse Lex Luthor um tanto magrinho e jovem demais, achei que ficou razoavelmente bom para a proposta desse filme.


Agora, falando das polêmicas do filme: achei que foi um tanto explorada demais a temática da guerra de Boravia contra Jarhanpur, apesar que realmente existem essas nações nos quadrinhos, mas aqui no filme, ficou notória a comparação geopolítica atual (até no ano de 2025) entre duas guerras que estão acontecendo: Israel vs Palestina e Ucrânia vs Rússia. Mesmo Gunn dizendo que não tem nada a ver com o contexto dessas guerras atuais, no filme ficou muito evidente que Jarhanpur ficou sendo lembrada como Palestina (ou Ucrânia, apesar que este não achei que ficou parecido), e Boravia sendo mais a Rússia (podendo também lembrar Israel, mas aqui Boravia é um país de ditatura, coisa que Israel jamais foi, apesar que na cabeça de alguns "lunáticos da esquerda", Israel seria um desse tipo...). Outra polêmica envolveu a descoberta de que os pais de Superman, na verdade, disseram que Kal-El dominasse a Terra e que deveria perpetuar sua raça engravidando muitas mulheres terrestres... aí o diretor forçou a barra, mas o que eu posso acreditar é que essa mensagem foi manipulada por alguma força externa, seja pelo próprio Luthor ou por algum outro vilão da DC que supostamente poderia aparecer futuramente nesse novo universo da DC, como o Brainiac. Enfim, ficou essa dúvida. Também teve uma inclusão de um "kaiju" que não sei se James Gunn queria dar uma de Godzila dentro do filme do Homem de Aço, sei lá.


Os efeitos especiais são competentes, mas nada fantástico, visto o que já temos de tecnologia atualmente, afinal, efeitos especiais hoje em dia precisa ser perfeito mesmo e não ficando parecido com cenas de CGI de antigamente. 


Pelo menos, notei que esse Super Homem está mais humano e que ele realmente se importa com qualquer vida, desde esquilos, cachorros... até mesmo se importou com o monstrengo e deu bronca na Liga da Justiça por ter matado o kaiju, pois ele queria que fosse "enjaulado" num planeta zoológico espacial. Só que achei que ele sofreu e apanhou bastante, com kriptonita deixando-o enfraquecido e mesmo sem kriptonita, ele apanhou bastante, claro, contra seu clone e contra a "Engenheira", mas mesmo assim... Além disso, ele foi humilhado até pela população depois que se revelou ao mundo, através de Luthor, os planos dos pais de Kal-El, sendo preso pela organização policial e em seguida sendo capturado pela equipe de Luthor. Achei que, quem brilhou mesmo foi o Sr. Helio de La Peña nas lutas. Já a Lois Lane parece que, mesmo sendo humana que não manja nada de tecnologia, já ajuda o Helio a fazer escapar com o Superman e com o Kripto, sendo a Lois pilotando uma nave intergaláctica multidimensional que faz saírem do campo de força do buraco negro. Lois cuida do Superman já esgotado, levando de volta à casa de seus pais adotivos.  Prenúncio da Lois se tornar uma nova super-heroína que vai engravidar do Superman?


E no fim, foi graças à Kripto que Super Homem venceu seu clone, o Ultraman, talvez o herói verdadeiro do filme, pois nesse filme, Kal-El apanhou mais que saco de pancada. Um filme medíocre, na minha opinião.



2 comentários:

  1. Quem é o descabelado preparando um soco?
    Agora fiquei com menos vontade ainda de ver. Esse passo...

    ResponderExcluir