13 de out. de 2025

Game: Ōkami HD (PS3 para cima)

Clássico oriundo do PS2, esta é uma versão em HD, que praticamente, é o mesmo jogo do original para PS2, talvez a única grande mudança mesmo, tirando a qualidade HD obviamente, foi a música final dos créditos que teve que ser substituída por algum motivo, provavelmente por direitos autorais, mas enfim...

Para quem não conheceu, Ōkami é um jogo com ambientação na mitologia japonesa, onde o grande deus Amaterasu, uma espécie de lobo branco envolto em uma grande aura, precisa resgatar o mundo mitológico japonês de uma grande força demoníaca que varre numa escuridão eterna. O grande charme desse jogo estão nos seus gráficos lindíssimos que possui um design estilo pintura japonesa envolvendo diversos traços orientais da antiguidade, parecendo que todo o cenário e os personagens foram desenhados a mão com um pincel japonês (fudê sumi-ê). 

Com ambientação em mundo semi-aberto, você controla o lobo Amaterasu, junto de seu fiel escudeiro formiga que, conforme vai progredindo no game, adquire os poderes dos deuses que você invoca "pausando" o jogo na tela em que está para poder desenhar dentro dessa tela e criar artefatos, armas e atalhos para progredir nos cenários, lutar contra os inimigos e principalmente, contra os chefes, que são essenciais para derrotá-los. É claro que seu áudio deve combinar com o ambiente da mitologia japonesa e o jogo está repleto de temas nipônicos com seus instrumentos musicais típicos como shamisen, por exemplo; um show auditivo à parte.

O jogo possui diversos comandos para Amaterasu, o que dá um boa complexidade de jogatina, utilizando bem os botões e os analógicos, principalmente quando precisa desenhar com o pincel japonês. Aliás, o jogo é longo, então, terá dezenas de horas para se divertir. Eu mesmo encerrei o game com quase 45 horas de jogatina, mas eu queria adquirir o máximo possível de itens, artefatos e dinheiro até zerá-lo. Entretanto, confesso que em algumas partes, fiquei meio sem saber por onde ir, nem como derrotar certos chefes... aí tiver que apelar para YouTube, tehe. Mas como de costume, colando essa parte da gameplay fechei o YT e foquei no jogo para dar continuidade. Talvez por causa disso, e também ter que ir e vir em diversas áreas é que o game possa ficar meio cansativo. E também admito que não o joguei direto; acabei dando diversas pausas meio longas até voltar ao game.

Mas enfim, Ōkami é um prato cheio de beleza de gráficos ao estilo pinturas japonesas em ambientação 3D num Japão da era mitológica. Volte e meia esse jogo fica em promoção em diversas lojas virtuais (Steam, PSN, eShop...) custando uns 15 reais mais ou menos. Por esse preço, nem vale muito a pena "torrenteá-lo". Nota 8; 4 shuristas;


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário