20 de mar. de 2009

Babel


Ontem, assisti o filme Babel, estrelado por Brad Pitt, na qual, ele e a esposa (Cate Blancett) vão à Marrocos e ela sofre um "atentado terrorista" quando estavam percorrendo uma estrada com um ônibus turístico. O enredo se passa em três localidades: nos EUA/México, em Marrocos e no Japão, com mostragem do cotidiano realista de cada um dos países. E cada uma das localidades possui relação uma com outra.

O filme foi indicado ao Oscar em 7 categorias, incluindo o de melhor atriz coadjuvante, com Adriana Barraza (a mexicana) e com Rinko Kikuchi (a japonesa). Ganhou apenas com trilha sonora (que por sinal, não me atraiu).

Estava observando outras análises de Babel e a maioria achou excelente. Eu, sinceramente, não gostei do filme. Num ponto de vista, achei o filme meio preconceituoso e dramático demais. Quase não tem fala, mostrando a expressão sofrida dos personagens envolvidos. Não sei o que o diretor do filme, Alejandro González-Iñárritu quis transmitir o contexto do filme aos telespectadores. Pra mim, talvez quis mostrar os efeitos de um ato num local em que, consequentemente, afetam outros lugares, não importando a região do planeta. Também o diretor quis fazer com que os telespectadores tentem tirar suas próprias conclusões do filme, principalmente sobre o desfecho. Acho que agora é moda filmes Holywoodianos serem desse gênero, que na atualidade, não é mais novidade alguma. Se for dar uma nota, eu daria uma nota 4 (escala de 0 a 10).

Abaixo, o trailer do filme.

4 comentários:

  1. Parece a nova estratégia de hollywood para inovar seus filmes. Pessoalmente, não gosto nem um pouco disso.
    Se bem que não é de hoje que eles fazem seus concorrentes de inimigos ou "preconceitam" o resto do mundo.
    Você já assistiu Wall-E? Ouvi coisas boas, mas ainda não assisti.

    ResponderExcluir
  2. Assisti Wall-E sim. Para padrões infanto-juvenil, é um filme ótimo.
    Na verdade, só assisti ao filme enquanto estava no avião e era um dos melhores nos pacotes de lá.

    ResponderExcluir
  3. Legal, mais um voto positivo pro Wall-E. Agora tenho que assistí-lo. Minha cunhada disse que viu 3x!

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu vi Wall-E, porque nao tinha muita escolha. É bom, mas não assistiria novamente.

    ResponderExcluir